quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Marketing de Patrocínio – Valorização e o Posicionamento da Marca.

Um dos aspectos do marketing e da comunicação de marketing de crescimento mais rápido é a pratica de “patrocinios corporativos”. E estão crescendo a cada ano. Os patrocínios vão desde o apoio a eventos esportivos, como futebol, tênis, golfe, jogos universitários, etc, até o financiamento de concertos de rock e o apoio, pelas empresas, a causas justas como esforço para gerar fundos para pesquisas, como a do câncer, por exemplo.
São quatro os fatores que respondem pelo crescimento dos patrocínios. Primeiro, ligando seus nomes a eventos e causas especiais, as empresas podem evitar os gastos com a publicidade na mídia de massa. Segundo, os patrocínios ajudam as empresas a reagir às mudanças de hábitos de mídia dos consumidores. Por exemplo, com o declínio de audiência das redes de Tvs, os patrocínios oferecem uma maneira potencialmente eficaz e de baixo custo para atingir os clientes. Terceiro, os patrocínios ajudam as empresas a ganhar a aprovação de vários públicos, inclusive acionistas, funcionários e a sociedade em geral. Finalmente, o patrocínio de eventos a causas especiais possibilita, aos profissionais de marketing, direcionar seus esforços de comunicação, a regiões específicas e/ou grupos de estilos de vida específicos.
Muitas empresas investem em alguma forma de Marketing de Patrocínio de Eventos. Essa modalidade se distingue da publicidade, promoção de vendas, merchandising ou relações públicas, mas em geral incorpora elementos de todas essas ferramentas promocionais, Ela cresce a razão de mais de dez por cento ao ano e esta se firmando rapidamente porque esses patrocínios dão as empresas alternativas à congestionada mídia de massa, possibilidade de segmentar em termos locais ou regionais, e oportunidades de atingir grupos de estilo de vida cujo comportamento de consumo pode ser ligado ao evento local. Os eventos são eficazes porque atingem as pessoas quando elas estão em uma atmosfera descontraída e receptiva a mensagens de marketing.
Como acontece com qualquer outra decisão de marketing e gerenciamento de promoções, o ponto de partida para o patrocínio eficaz de eventos é especificar claramente os objetivos que um evento deve atingir. O marketing de eventos não tem valor a menos que os atinja. Outra forma de patrocínio, o chamado Marketing Relacionado a Causas, é um aspecto relativamente restrito do patrocínio. Ele envolve uma mistura de relações públicas, promoção de vendas e filantropia corporativa, entretanto, a característica desse patrocínio é que a contribuição da empresa para uma determinada causa está ligada ao fato dos clientes engajarem-se em trocas que produzem receita com a empresa. A contribuição depende dos clientes apresentarem um comportamento que beneficia a empresa. Exemplo, dia Mac Feliz, do Mac Donald, que parte da receita vai para filantropia.
Enfim, Patrocínios Corporativos são investimentos em eventos sociais, culturais, esportivos, ou de causas com a finalidade de alcançarem vários objetivos corporativos, como aumentar o volume de vendas, melhorar a reputação da empresa ou a imagem de uma marca e aumentar a consciência da marca.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Endomarketing – Otimizando os Recursos de Marketing.

Endomarketing é uma das mais novas áreas da administração e busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado no meio externo das empresas, para uso no ambiente interno das corporações. Ou melhor, toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos – é Endomarketing.
Endomarketing
ou Marketing Interno vem se tornando uma ferramenta de extrema importância para as empresas. A razão de tal importância é porque se constitui em um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar todas as pessoas que trabalham na empresa na implementação e operacionalização de ações mercadológicas.
O principal benefício que se busca com essa ferramenta, é o fortalecimento e construção de relacionamentos, compartilhando os objetivos da empresa e fortalecendo estas relações, inserindo a noção de que todos são clientes de todos também dentro da empresas.
Antes de “vender” um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo. O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto/serviço e o colaborador.
Isto significa tornar o colaborador um aliado, fomentando a idéia de que seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa.
E "vender" um produto, uma idéia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.
O ritmo das mudanças na economia mundial foi sensivelmente alterado em função do efeito chamado de “Globalização”.
A internacionalização dos negócios terminou por induzir a transformação dos mercados, que agora se voltam para esse fenômeno com maior interesse e disposição de investimentos.
E quando falamos em “Globalização”, fundamentalmente tratamos da interferência direta do ser humano na idealização, preparação e execução de atividades que terminam por formatar o produto ou serviço que é entregue ao cliente.
A área de marketing tornou-se a principal alavanca de crescimento dos negócios em larga escala. Os reflexos sobre a produção industrial foram diretos e imediatos. O setor cresceu. O mesmo movimento acontece em relação ao Endomarketing.
Neste cenário torna-se importante o Endomarketing para o crescimento dos negócios. E o quanto isso representa para as empresas, de hoje, que souberem como estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando à máxima qualidade dos produtos ou serviços que oferecem aos seus clientes.
O Endomarketing têm sido utilizados cada vez mais por empresas que necessitam e buscam incessantemente otimizar seus resultados. Dentre as várias modalidades de otimização de resultados empresariais e administração de mudanças e conflitos, a experiência de Endomarketing é responsável pela maior ampliação de resultados com a menor curva de investimentos.