segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Comunicação Visual – A Percepção da Linguagem Visual.

Comunicação Visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo ou atuação, embora o termo possa ter o mesmo sentido de design visual.
Aqueles que têm seus próprios negócios sabem que é importante o cliente reconhecer o nome e o logotipo de seu negócio. Contudo, você sabia que quanto mais clara a identidade de seu negócio, mais chances ele tem de sobreviver ou prosperar? Para que a identidade seja clara para seus clientes, ela tem de ser única e consistentemente exibida em cada aspecto de seu negócio. As pessoas são altamente afetadas pelos elementos visuais. Lembra do provérbio popular uma "foto vale mais que mil palavras?" Quem vê a concha amarela, logo se lembra da “Shell”, ou da onda da “Coca-Cola”. É por isso que usar uma imagem visual consistente é tão importante para os negócios. No mercado congestionado de hoje, ter um senso de coesão em relação aos negócios, ao que você faz, ao que você é e à sua cultura é muito importante.
Estabelecer uma identidade clara e memorável é o primeiro e provavelmente o mais fácil dos passos que você vai dar. A parte difícil é manter a consistência da identidade, especialmente quando seus negócios começam a crescer.
O trabalho envolvido no estabelecimento de uma identidade de negócio concentra principalmente na estruturação das diretrizes escritas para assegurar que a imagem exibida ao público seja consistente.
Mesmo que sua empresa seja pequena, faz sentido escrever diretrizes sobre como usar e exibir sua identidade de negócio. Lembre-se da importância de uma "aparência" consistente. Isto significa estabelecer um documento de diretrizes com informações como: uso do logotipo; uso do material de escritório; placas e letreiros; material de marketing; materiais de apresentação; materiais de publicidade; embalagem dos produtos, entre outros.
Este documento deve ser detalhado e cobrir cada área necessária ao seu negócio. Por exemplo, se você tiver filiais que devem desenvolver seu próprio material de marketing, provavelmente dar a elas as diretrizes do logotipo não é suficiente. Você também deve ter um modelo ou guia de layout, diretrizes para textos escritos, paleta de cores, tipo de papel que utilizará e possivelmente até mesmo gráficas escolhidas, além de lay out de instalações com padrão de cores e mobiliários. Tudo para que haja unidade.
Mesmo se você ainda não tenha várias filiais, você deve desenvolver este documento como se tivesse. Isto dará um padrão de qualidade e uma aparência para seu negócio e para seus materiais que pode ser uma referência para você mesmo. Você provavelmente vai descobrir que é difícil lembrar como algo foi feito um ano atrás. Se tiver este documento, basta recorrer a ele e saber se você está dentro de suas diretrizes.
Detalhes, detalhes e detalhes. Quanto mais atenção você dá a eles, mais profissional e organizado seu negócio vai parecer para seus clientes. Obviamente, tipos diferentes de negócios vão ter detalhes muito diferentes que precisam ser observados. Alguns detalhes que podem fazer parte de muitos negócios e que você deve considerar na padronização, como: Mensagens de telefone, Veículos, Uniformes, complementam a percepção da linguagem visual.






quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Atrair o Cliente – O Foco das Organizações no Mundo Globalizado.

Um dos maiores desafios para qualquer empresa é atrair e manter os seus clientes. O que não é uma tarefa fácil
Diversas empresas fazem de tudo para atrair o cliente. Mas o grande diferencial é como conseguir mantê-los? Uma coisa é certa, produtos e atendimento impecáveis deixam os clientes inclinados a voltar a sua organização. Pois em quase todas as categorias de consumo, o cliente tem uma ampla variedade de produtos e marcas, que atendem plenamente suas necessidades.
Muitas empresas têm buscado hoje desenvolver uma relação de fidelidade cada vez maior para com seus clientes, tendo em vista que uma empresa gasta, em média, cinco vezes mais para atrair novos consumidores do que para manter os antigos. Assim, a fidelidade vale, na maioria dos casos, dez vezes o preço de uma venda isolada.
Vale ressaltar que num mercado tão competidor é preciso dar ênfase não somente em vender e sim em desenvolver relacionamentos. Segundo o diretor de programação de um importante pólo de entretenimento, o ponto-chave está na "filosofia de serviço", na busca da superação das expectativas dos consumidores. “Os funcionários devem querer fazer um pouco mais pelos clientes. É isso que nos diferencia", afirma.
Para sua empresa agradar, uma alternativa é realizar pesquisas de mercado e acatar as próprias reclamações e sugestões espontâneas dos clientes, pois estes comentários são ótimos referenciais para inovar e conseguir chamar a atenção de seu público alvo. Alguns referenciais básicos podem ser utilizados na busca pela inovação. A empresa deve desenvolver melhoria em atributos dos produtos e serviços, que proporcionem ganhos reais de: agilidade; conveniência e personalização. Lembre-se:
“A atividade de criar clientes para uma empresa deve ser contínua, pois, uma empresa perde, em média, 10% de seus clientes a cada ano, pelos mais diversificados motivos”.
De uma forma ou de outra, aquilo que não cresce morre! Assim é vital para uma empresa estar consistentemente mobilizada para o crescimento e o aumento de sua base de clientes com a captação de novos clientes, ainda mais que o valor de uma empresa é medida, entre outras análises, por sua capacidade de atrair novos clientes e reter os existentes.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Marketing Mix ou Composto de Marketing – Definiçao, Objetivos e Resultados.

O Marketing Mix ou Composto de Marketing é formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado.
O composto mercadológico trata de um conjunto de pontos de interesse para os quais as organizações devem estar atentas se desejam perseguir seus objetivos de marketing. O composto é dividido em 4 seções chamadas dos "QUATRO PÊS". Elas são: Produto, Preço, Ponto de Venda e Promoção.
Produto:
tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.
Preço: política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento;
Ponto de Venda: tarefas necessárias para apresentar o produto ou serviço ao consumidor, para que ele possa comprá-lo e consumi-lo, canais de distribuição, cobertura, variedades, locais, estoque, transporte.
Promoção: todas as tarefas de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, etc.
Os quatro fatores do mix de marketing estão inter-relacionados, decisões em uma área afetam ações em outra. Para ilustrar, o projeto de um mix de marketing certamente é afetado pelo fato de a empresa escolher competir com base no preço ou em um ou mais fatores. Quando uma empresa depende do preço como ferramenta competitiva primária, os outros fatores devem ser desenhados para dar suporte a uma estratégia de preço agressiva. Por exemplo, a campanha promocional provavelmente será construída em torno de um tema de “preços baixos”. Em uma concorrência fora da área de preço, entretanto, as estratégias de produto, distribuição e/ou promoção vêm na frente. Por exemplo, o produto deve ter características que justifiquem um preço mais alto, e a promoção deve criar uma imagem de alta qualidade para o produto.
Alguns profissionais de marketing, como as organizações de negócios, querem usar o marketing para influenciar a escolha da marca e a compra, enquanto outros, como as organizações de saúde e o governo, utilizam a "demarquetização" para convencer as pessoas a parar de fumar ou a praticar sexo seguro. Nesses casos, os consumidores são receptáculos de tentativas de influencia. Essa perspectiva de influência do consumidor é a preocupação de muitos, incluindo aqueles ligados ao marketing, à educação e à proteção do consumidor.
O comportamento do consumidor inclui ainda o estudo dos consumidores como fontes de influência nas organizações. Em vez de influenciar os consumidores, as organizações eficazes têm adotado uma proposta de marketing total em relação ao desenvolvimento de produtos, inovação, pesquisa e comunicação. Por procurar os métodos que permitem aos consumidores influenciar a organização em relação a produtos, preços, promoções e operações que interessam aos consumidores, as organizações mais facilmente vão satisfazê-los, criando fidelidade à marca e aumentando o faturamento. As empresas do século XXI orientadas para o marketing vão focar mais em permitir que os consumidores as influenciem do que em como elas podem influenciar os consumidores.