sexta-feira, 30 de abril de 2010

Marketing e o Processo de Internacionalização.

O Banco do Brasil acaba de adquirir 51% das ações do Banco Patagônia, na Argentina com vistas a financiar ainda mais o comércio entre os dois países e o Mercosul. A compra do Patagônia é mais um capítulo no processo de internacionalização do Banco do Brasil, o maior banco da América Latina, que já mira o mercado americano.
O tipo e a qualidade do gerenciamento de uma empresa são determinantes do sucesso da sua entrada no mercado internacional. Dinamismo e comprometimento do gerenciamento são cruciais nos primeiros passos na direção das operações internacionais. Inversamente, os executivos de empresas que são internacionalmente mal-sucedida ou inativas, exibem uma falta de determinação ou devoção ao “Marketing Internacional”. O comprometimento gerencial é uma questão crítica porque a penetração no mercado estrangeiro requer uma enorme quantidade de atividades de desenvolvimento de mercado, sensibilidade para com os ambientes estrangeiros, pesquisa e inovação. A despeito do que a empresa produz ou onde negocia internacionalmente, o comprometimento gerencial é crucial para suportar reveses e ocasionais fracassos.
Comprometimento Gerencial é o desejo e o impulso por parte da gerência em atuar sobre uma idéia e apoiá-la a longo prazo.
Iniciar atividades de marketing internacional leva a organização a uma direção totalmente nova, absolutamente diferente de acrescentar um novo produto ou contratar alguns funcionários. Tornar-se internacional significa que está ocorrendo uma mudança estratégica fundamental. O primeiro passo para desenvolver o compromisso internacional é tornar-se consciente das oportunidades do marketing internacional. Então, o gerenciamento pode decidir entrar no mercado internacional de maneira limitada e avaliar os resultados das atividades iniciais. A orientação comercial internacional desenvolve-se com o tempo.
Uma diversidade de motivações pode levar as empresas a uma trajetória internacional. Numa visão geral, podemos dizer que as motivações que fazem as empresas passarem a produzir no exterior, são as chamadas Pró-ativa e Reativa. As motivações pró-ativas representam as mudanças estratégicas iniciadas na própria empresa, como: vantagem lucrativa, produtos exclusivos, vantagem tecnológica, benefícios fiscais e economias de escala. As motivações reativas descrevem ações que resultam na resposta e na adaptação da empresa imposta pelo ambiente externo, como: pressões competitivas, superprodução, queda das vendas domésticas, excesso de capacidade e saturação do mercado doméstico.
Em outras palavras, podemos dizer que o “Processo de Internacionalização” para empresas com motivações pró-ativas que passam a produzir no exterior, fazem porque querem e aquelas com motivações reativas fazem porque têm que fazer.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Necessidades e Desejos - A Saga do Consumidor.

Para entender o comportamento do consumidor, precisamos entender como os consumidores percebem, aprendem e tomam decisões para satisfazer suas necessidades e seus desejos.
É importante compreender quais são as necessidades e os desejos dos usuários, pagantes e compradores. São as necessidades e os desejos dos consumidores que os profissionais de marketing devem satisfazer. Uma necessidade é uma condição insatisfatória do consumidor, que o leva a uma ação que o tornará melhor tal condição, outra definição é o sentimento ou desejo de obtermos aquilo que não possuímos, ou ainda, qualquer coisa que seja vital, de primeira importância. Um desejo é tantas as definições, como a vontade individual de obter algo sonhado, ou ainda, é uma vontade de obter mais satisfação do que o apenas necessário para melhorar uma condição insatisfatória. Há quem diga que o desejo é infinito e insaciável.
A diferença entre uma necessidade e um desejo é que o surgimento da necessidade é guiado pelo desconforto nas condições físicas e psicológicas da pessoa enquanto que o desejo acontece quando as pessoas querem levar suas condições físicas e psicológicas além do estado de conforto mínimo. Assim, o alimento satisfaz uma necessidade, e a gastronomia satisfaz um desejo.
Um bom exemplo, qualquer carro satisfaz a necessidade de transportar pessoas de um ponto a outro, ao passo que um sofisticado carro de luxo, satisfaz um desejo de obter a excitação do desempenho, além de ganhar prestígio entre os semelhantes da pessoa ou projetar a auto-imagem correta para seus pares.. Somente quando as necessidades são satisfeitas é que emergem os desejos.
Necessidades e desejos também diferem por causa de fatores. As necessidades do consumidor são determinadas pelas características físicas do individuo e do meio ambiente. Em contraste, os desejos do consumidor são determinados pelo contexto sócio-econômico do indivíduo e do meio ambiente.
Estudar e entender o comportamento do consumidor abre diversas portas para um profissional de marketing. Uma pessoa com bom conhecimento do comportamento do consumidor compreende as razões pelas quais eles se tornam fiel a uma marca. Conhecer a psicologia e sociologia dos consumidores ajuda o profissional de marketing a preparar estratégias para seu negócio.
Lembre-se o marketing não cria necessidades, elas já existem o que fazemos é criar a consciência de que a necessidade existe.



sábado, 10 de abril de 2010

Programas Mundiais de Marketing – Atravessando Fronteiras.

Com os mercados mundiais convergindo e fundindo-se rapidamente, os profissionais de marketing estão tendo que assegurar-se que as suas organizações são capazes de tirar vantagem das oportunidades resultantes. As ações necessárias estão relacionadas com os processos de gerenciamento, a estrutura da organização e a cultura empresarial, os quais, todos, devem assegurar a implementação bem sucedida dos programas de marketing tanto nos mercados individuais como através das fronteiras.
As novas realidades do mercado mundial exigem, por propósito, o equilíbrio entre a sensibilidade para as necessidades locais e a distribuição de tecnologias e conceitos através das fronteiras. Isso significa que nem os altos executivos das sedes, nem dos países podem acertar sozinhos. Se as decisões não são tomadas de modo coordenado ou se são impostos procedimentos padrão para as operações nacionais, a resistência local na forma da síndrome do “não foi inventada aqui” pode impedir inovações potencialmente atraentes. A resistência pode derivar da oposição a uma idéia originada fora, da falta de envolvimento no desenvolvimento de estratégias ou de preocupações válidas sobre a aplicabilidade de um conceito a um mercado particular. Sem o comprometimento local, nenhum empreendimento de marketing mundial pode sobreviver.
Na abordagem multidoméstica, os executivos de marketing no nível dos países tinham muito pouco incentivos para trocar idéias ou coordenar atividades com os seus pares. Todavia, a globalização exige a transferência de informação tanto entre as organizações nos países e a sede como delas entre si. Facilitando o fluxo de informação e compartilhando as melhores práticas usadas ao redor do mundo, seja através de encontros regulares ou pelo uso de redes internas da empresa, as idéias são trocadas e os valores organizacionais são fortalecidos.
Resumindo, podemos dizer que “Marketing Mundial”, é o processo de planejar e implementar ações através das fronteiras nacionais para criar trocas que satisfaçam os objetivos e desejos de indivíduos e organizações.