domingo, 31 de outubro de 2010

Marketing – Estratégia de Posicionamento de Produto.

Posicionamento é a imagem que os clientes têm de um produto, especialmente em relação aos concorrentes.
A estratégia de posicionamento do produto é fundamental para desenvolver o composto de marketing adequado. Criar e sustentar uma imagem forte, clara e consistente do produto para o consumidor em comparação com as de seus concorrentes é fundamental para diferenciar, que é essencial para desenvolver uma imagem de marca que leve à fidelidade do cliente.
O posicionamento efetivo significa determinar o que os consumidores pensam atualmente sobre o produto, especialmente em relação aos dos concorrentes, o que o executivo de marketing quer que os consumidores pensem sobre o produto e qual estratégia de posicionamento elevará a atual imagem do produto para a que é desejada. Em outras palavras, onde estamos agora, e aonde queremos ir e como melhor chegamos lá, tendo em mente a posição de produto em relação aos concorrentes.
Quanto ao posicionamento, é importante que a empresa evite três tipos de erros, quais sejam: o sub-posicionamento, o super-posicionamento e o posicionamento confuso. No primeiro caso, a empresa sente-se impossibilitada de posicionar-se de forma efetiva. Falta um conhecimento adequado da empresa por parte dos consumidores. O segundo caso implica dar aos compradores uma compreensão muito limitada da empresa, chegando ao ponto deles acreditarem que a mesma pratica preços mais elevados, quando na verdade, seus preços são bem menores. Finalmente, temos o posicionamento confuso, no qual a empresa deseja passar uma determinada imagem para os compradores e acaba passando outra. Isso pode ser evitado através de uma propaganda apropriada.
Cada produto, serviço ou idéia, lançados no mercado, ocupa um determinado local nos corações e mentes de cada consumidor individual. Este local é hierarquizado. O primeiro da lista é o produto líder. Os demais, a partir do segundo listado, são os produtos, serviços e idéias considerados secundários.
Todas as vantagens estão com o líder. As desvantagens com os secundários. O líder pode ser comercializado com maiores margens de lucro e necessitam de menores investimentos em tempo, energia e dinheiro para se manterem no topo.
Os produtos secundários necessitam de amplos e onerosos esforços para tentar se aproximar dos líderes, e nem sempre o conseguem.
Qualquer pessoa pode fazer uma lista hierarquizada sobre qualquer produto, serviço ou idéias que conheça ou consuma. Qual a melhor escola na cidade? O melhor sabão ou leite em pó? O melhor refrigerante? Ela poderá também listar os produtos/serviços e idéias de forma a que ocupem um “lugar” na lista que imaginou (hierarquização do posicionamento) de tal maneira que sempre poderá apontar facilmente os serviços, idéias ou produtos líderes e fixar assim seu posicionamento em relação aos que ocupem posições secundárias.
Quando podem, os consumidores optam pelos produtos líderes, que são líderes precisamente por serem considerados melhores e satisfazer bem a equação Custo X Benefício. Essa equação envolve tanto aspectos emocionais quanto econômicos.
Enquanto isso os produtos secundários são adquiridos somente pelos que não podem comprar os produtos líderes e sofrem mais com as variações de renda ou problemas conjunturais da economia.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Marketing – Emoções e Humores do Consumidor.

As necessidades, as emoções e os humores são intimamente relacionados. Da mesma forma que as necessidades, as emoções são também capazes de energizar a pessoa na direção de objetos-meta apropriados. As experiências de privações de objetos-meta desejados (que engendram o impulso) são sentidas na consciência como uma emoção negativa. A consecução de objetivos-meta (que faz com que diminua o impulso) é experimentada na consciência como uma emoção positiva. Todos buscam experiências emocionais positivas e evitam as negativas. A maioria do consumo ou uso de produtos é conduzida pela emoção e está imersa nela.
Como seres humanos, somos seres emotivos. As emoções enfeitam nossas vidas e guiam nossas ações quotidianas. Fazemos carinho em um bebê porque sentimos afeição e amor por ele. Xingamos um motorista mal-educado que corta a nossa frente porque sentimos raiva e frustração. Apesar de todos sentirem emoções não é fácil defini-la, porque aquela emoção é um conjunto completo de processos que ocorrem simultaneamente. As emoções são o dar-se conta da ocorrência de alguma excitação psicológica, seguida por uma resposta comportamental, combinada com o significado avaliado de ambos. Assim, as emoções têm três componentes: fisiológico, cognitivo e comportamental.
Digamos que você está vivendo o seu dia. Subitamente aparece um estímulo à sua frente (por exemplo, a sombra de um intruso no escuro). Instantânea e automaticamente, seu sistema nervoso é excitado; isto é, você sente um tremor no sistema visceral; você sua. Esse é o componente fisiológico e, por ocorrer reflexo, quase que automaticamente, é chamado de estímulo “autônomo”. Depois segue-se a interpretação cognitiva ou “análise do significado” – que significa o estímulo. Por exemplo, o intruso é amigo ou inimigo? Este é um componente cognitivo. Dependendo da avaliação cognitiva e do significado que você faz do estímulo inicial, poderá haver mais estímulo autônomo (ou diminuição de estímulo, quando o sistema nervoso estiver “se acalmando”). Se o intruso for um amigo, sua excitação se acalma; se for um inimigo, você sente mais excitação. Quase que instantaneamente, você produz uma resposta comportamental. Assim, você foge se o intruso for um inimigo e aproxima-se se a pessoa for um amigo.
Você se lembra da última vez que teve o prazer de fazer compras? Talvez você estivesse em uma livraria e ouvia uma musica suave. Você relaxou e foi ficando, folhando os livros na prateleira das “novidades”. Talvez você tenha terminado comprando os seus livros naquele dia. Esse é o poder do humor positivo! Essa é a razão pela qual algumas frentes de lojas dispõem de arquivos de áudio, de forma que você visita a loja e ouve musica de fundo.
Humores são simplesmente emoções sentidas menos intensamente: eles têm também vida curta. São fáceis de induzir, aparecem e desaparecem na consciência com freqüência e de modo rápido. Eles estão sempre presente, no sentido de que estamos sempre com algum tipo de humor- feliz ou triste, pensativo, irritados ou contentes, divertidos ou aborrecidos. Os humores afetam nosso comportamento no momento em geral e nossa resposta às atividades de marketing a que possamos estar expostas na ocasião. Por esse motivo, é importante que os humores sejam entendidos pelos profissionais de marketing.