terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Marketing Relacionado a Causas – A Filantropia Gerando Receitas

Marketing Relacionado a Causas - MRC pode ser definido como “uma parceria comercial entre empresas e organizações da sociedade civil que utiliza o poder das suas marcas em benefício mútuo”.
É uma ferramenta que alinha as estratégias de marketing tradicional da empresa com as necessidades da sociedade, trazendo benefícios para a causa e para os negócios.
Numa época em que as empresas vivem numa extrema competição pelo consumidor, onde produtos e serviços estão se tornando cada vez mais competitivos, inovação e diferenciação são temas cada vez mais presentes na vida dos executivos de marketing, que percebem que o desenvolvimento de estratégias emocionais e éticas, aliadas às tradicionais formas de impacto racional de comunicação da marca, pode fazer a diferença não apenas na cabeça do consumidor, mas também em seu coração e na sua alma.
E esta competição não afeta apenas o mercado corporativo. As organizações do terceiro setor (que são aquelas constituídas por organizações sem fins lucrativos e não governamentais), estimado em mais de 200 mil em todo Brasil, também disputam entre si o apoio financeiro das empresas e dos doadores, além da consciência pública.
Não é à toa que as empresas não são mais apenas responsáveis por gerar lucro ou desenvolvimento econômico. As empresas já não são apenas parte de um mercado; são parte de uma sociedade global e cobradas por seu desempenho econômico, impacto ambiental e atuação social. É nesse cenário que se desenvolvem o conceito de Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Investimento Social e também do Marketing Relacionado à Causa - MRC
Diante destes novos cenários, surgem no mercado empresas especializadas em desenvolver soluções de Marketing Relacionado à Causa - MRC, tendo como desafio mostrar às empresas e entidades do terceiro setor as inúmeras vantagens que estão por trás deste novo tipo de parceria.
Do ponto de vista das empresas, ações de Marketing Relacionado à Causa - MRC possibilitam não só o aumento de imagem corporativa, mas também a possibilidade de geração de novos negócios e conseqüente aumento da lucratividade no longo prazo, através de uma filantropia estratégica. Para as entidades do terceiro setor, ações de Marketing Relacionado à Causa - MRC possibilitam auxiliá-las a maximizar a comunicação da causa e ao mesmo tempo a viabilidade e a garantia da sustentabilidade financeira de seus projetos. Do ponto de vista do consumidor, trata-se de uma conveniente oportunidade de ajudar entidades carentes ou que prestam serviços de cunho social através de suas decisões de compra do dia-a-dia, sem custo extra.
Um bom exemplo de uma campanha de Marketing Relacionado à Causa - MRC é o Mc Dia Feliz, promovido pelo Instituto Ronald McDonald. Esta campanha conta com os recursos obtidos pela venda do sanduíche Big Mac no Brasil, menos os impostos, em uma determinada data estabelecida como o dia oficial da campanha em que os recursos arrecadados são doados para instituições que lutam contra o câncer infanto-juvenil.
Com isso em mente, é preciso estabelecer critérios para avaliar que causa mais se encaixa com o negócio da empresa, suas práticas e valores. São grandes exemplos que demonstram como parcerias estratégicas podem somar, gerando um benefício social, e agregando valor aos parceiros. Tão preciosos quanto os reais arrecadados e os produtos vendidos são os consumidores mobilizados por esses programas, que foram acionados para exercitar sua cidadania, tornando-se fortes aliados para o desenvolvimento sustentável da sociedade.