quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Marketing – Desenvolvendo Produtos com Vantagem Competitiva.

Desenvolver produtos com vantagem competitiva, ao longo do tempo, com consistência, é auxiliado por ser ter uma estratégia para o que será feito e um processo para como isso será realizado. As empresas com ambos, uma estratégia de desenvolvimento de novos produtos e um processo formal para fazê-lo, demonstram um desempenho superior em termos de porcentagem de vendas dos novos produtos, índices de sucesso e satisfazendo os objetivos de vendas e de lucros. Aquelas com uma estratégia, mas sem processo, ou com um processo, mas sem estratégia coerente, não desempenham tão bem como aquelas com ambas.
“Se você não sabe aonde vai, qualquer estrada o levará para lá”. Estratégias de produtos novos fornecem o ponto final de longo prazo para aonde a empresa está indo. Estratégias efetivas para o desenvolvimento de produtos fluem da estratégia geral de negócios para a empresa. Ou seja, se a estratégia estabelecida da empresa é ser um fabricante de baixo custo, então, uma estratégia de produto novo efetiva para a unidade de negócios não é desenvolver um fluxo contínuo de produtos tecnologicamente de vanguarda. Uma estratégia de novo produto mais efetiva poderia ser melhorar continuamente a economia dos processos de fabricação.
Estratégias efetivas consistem em um conjunto de metas de produto novas e claras que derivam diretamente da estratégia geral de negócios. Então, áreas de foco estratégico são selecionadas e priorizadas e é desenvolvido um plano de como atacar cada uma delas. Essas áreas podem ser definidas de diversas maneiras, incluindo:

* Mercados e Segmentos de Mercado

* Tipos ou Categorias de Produto


* Linhas de Produto

* Tecnologia ou Plataformas de Tecnologia


Um plano de ataque define a maneira através da qual a empresa competirá em cada arena estratégica. Planos de ataque diferentes podem ser adotados nas diversas arenas de uma empresa. Por exemplo, na categoria de produtos de uma empresa, ela pode optar em ter uma das suas linhas de produto, uma estratégia de “segundo colocado”, logo atrás da líder. Aqui ela se permite inovar e escolher concorrer utilizando um projeto “segundo, mas melhor”.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ambiente de Marketing – Objetivos e Recursos.

Toda estratégia de marketing, tem necessariamente, que levar em conta mudanças nos ambientes interno (micro) e externo (macro) da empresa. Identificando as mudanças e as tendências em andamento no ambiente, um executivo de marketing pode tentar prever futuras mudanças e como elas podem afetar a efetividade dos programas de marketing da empresa. No processo, podem ser identificadas novas oportunidades para ela. Em contraste, ameaças potenciais podem ser identificadas, evitadas e transformadas em oportunidades.
Em geral, o ambiente de marketing de uma empresa é composto de seis componentes. Primeiro, o ambiente de marketing interno da organização (microambiente) consiste nos próprios objetivos e recursos dela. O ambiente externo (macroambiente) consiste dos ambientes competitivos, legal e político, sociocultural, econômico e tecnológico. Essas forças impactam e influenciam todos os elementos do composto de marketing.
A preocupação com o ambiente interno do marketing de uma empresa faz os executivos de alto nível de elas formularem objetivos anuais e de longo prazo que afetam a tomada de decisões de marketing. Tomemos como exemplo, uma empresa que tem por objetivo aumentar os lucros em 15% acima do ano anterior, isso terá automaticamente implicações nas ações de marketing atuais. Os objetivos são críticos para o sucesso de qualquer empresa. Sem objetivos, ela não tem direção. Se eles não são estabelecidos, ela desperdiçará uma grande quantidade de tempo, dinheiro e esforço perseguindo o que pode provar ser uma estratégia não-lucrativa ou irrealista. Uma empresa deve saber onde está indo para que tenha sucesso. Ela necessita um conjunto geral de objetivos para guiar seus esforços. Todas as suas áreas funcionais (operações, finanças, marketing, por exemplo) também têm seus próprios objetivos gerais da organização. É imperativo que a empresa inteira trabalhe unida seguindo as mesmas metas. Assim, a estratégia de marketing é influenciada e, até certo ponto, restringida pelos objetivos gerais da empresa.
De modo semelhante, a estratégia de marketing também é restringida pelos recursos disponíveis. Os recursos de uma empresa incluem as finanças, as capacidades tecnológicas e de produção, o talento gerencial e assim por diante. As restrições de recursos evitam que os executivos de marketing persigam todas as oportunidades disponíveis. As restrições financeiras, por exemplo, podem evitar que uma empresa realize uma campanha de televisão em horário nobre para apresentação de um novo produto. Mas ela pode ser capaz de custear uma campanha nacional de rádio. Ou a linha de produção atual de uma firma pode não estar equipada para empacotar um tamanho experimental de um produto existente. Podem ser necessários novos equipamentos, mas talvez as finanças não os permitam nesse momento.
Se uma empresa está plenamente ciente das suas limitações, podem ser desenvolvidas estratégias e perseguidas oportunidades que estejam dentro dos seus limites. E quem sabe, até descobrir um grande filão de mercado.