quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Marketing – Desenvolvendo Produtos com Vantagem Competitiva.

Desenvolver produtos com vantagem competitiva, ao longo do tempo, com consistência, é auxiliado por ser ter uma estratégia para o que será feito e um processo para como isso será realizado. As empresas com ambos, uma estratégia de desenvolvimento de novos produtos e um processo formal para fazê-lo, demonstram um desempenho superior em termos de porcentagem de vendas dos novos produtos, índices de sucesso e satisfazendo os objetivos de vendas e de lucros. Aquelas com uma estratégia, mas sem processo, ou com um processo, mas sem estratégia coerente, não desempenham tão bem como aquelas com ambas.
“Se você não sabe aonde vai, qualquer estrada o levará para lá”. Estratégias de produtos novos fornecem o ponto final de longo prazo para aonde a empresa está indo. Estratégias efetivas para o desenvolvimento de produtos fluem da estratégia geral de negócios para a empresa. Ou seja, se a estratégia estabelecida da empresa é ser um fabricante de baixo custo, então, uma estratégia de produto novo efetiva para a unidade de negócios não é desenvolver um fluxo contínuo de produtos tecnologicamente de vanguarda. Uma estratégia de novo produto mais efetiva poderia ser melhorar continuamente a economia dos processos de fabricação.
Estratégias efetivas consistem em um conjunto de metas de produto novas e claras que derivam diretamente da estratégia geral de negócios. Então, áreas de foco estratégico são selecionadas e priorizadas e é desenvolvido um plano de como atacar cada uma delas. Essas áreas podem ser definidas de diversas maneiras, incluindo:

* Mercados e Segmentos de Mercado

* Tipos ou Categorias de Produto


* Linhas de Produto

* Tecnologia ou Plataformas de Tecnologia


Um plano de ataque define a maneira através da qual a empresa competirá em cada arena estratégica. Planos de ataque diferentes podem ser adotados nas diversas arenas de uma empresa. Por exemplo, na categoria de produtos de uma empresa, ela pode optar em ter uma das suas linhas de produto, uma estratégia de “segundo colocado”, logo atrás da líder. Aqui ela se permite inovar e escolher concorrer utilizando um projeto “segundo, mas melhor”.

Nenhum comentário: