Franchising é uma estratégia utilizada pela administração que tem como propósito um sistema de venda de licença, onde o Franqueador oferece sua marca, infra-estrutura e conhecimento do negócio ao Franqueado, que por sua vez, investe e trabalha na franquia e paga parte do faturamento ao Franqueador sob a forma de royalties.
A parte fundamental do Franchising é á franquia, que é utilizada em praticamente todos os segmentos de serviços.
Além disso, como pode ser visto, as técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para otimizar o desempenho de outros tipos de Canais de Vendas, como redes de Revendas, de Representantes Comerciais, de Assistências Técnicas, de Distribuidores e outros.
O Franchising consiste numa relação económica/empresarial em que o Franqueador (detentor da marca) concede os seus direitos ao Franqueado (autorizado a explorar a marca), mediante o pagamento de uma verba previamente acordada no contrato. Através deste contrato o Franqueado pode utilizar a marca e tudo ao que à mesma está associado (produtos, serviços e infra-estruturas). As vantagens que resultam deste acordo são para ambos os partidos, pois o Franqueado usufrui da reputação já alcançada pela marca sem ter a preocupação e o risco de iniciar o seu próprio negócio; e o Franqueador expande o seu negócio para outros centros ou países, sem encargos e recebendo o pagamento pela concessão dos direitos ao Franqueado. A primeira empresa a implementar o sistema de franchising no Brasil foi do segmento de escolas de idiomas, em 1950.
O Sistema de Franchising no Brasil é regulado pela Lei 8.955 de 15 de Dezembro de 1.994 e, conta com a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING - ABF, entidade que abriga associados divididos entre Franqueados e Franqueadores que trabalham com vistas ao desenvolvimento do sistema no Brasil.
Segundo a ABF o desempenho do Setor de Franquias no Brasil durante o ano de 2.008, a crise não atrapalhou e nem afetou os planos de crescimento das empresas, tanto no Brasil, como no Exterior.
Ainda segundo a ABF, o setor faturou em 2.008 - R$ 55 bilhões, 19,5% a mais que em 2.007.
Para 2.009, a expectativa é que o setor continue crescendo e, estima-se que esse índice chegue a 13%, considerando ainda - o fator crise.
Uma das grandes vantagens do FRANCHISING para o Franqueador e a possibilidade de aumentar a rede de distribuição sem a necessidade de fazer grandes investimentos, financeiros e humanos.Rede de Franchising permite ter versatilidade, enquanto estratégia de receitas que possam advir de royalties, dos fornecedores, da margem de venda dos produtos, de serviços ou cotas concretas de objetivos, por intermédio de material promocional, veiculações publicitárias, etc. E para o Franqueado participar desse universo com custos infinitamente menores ao comparado com um negócio próprio.
A parte fundamental do Franchising é á franquia, que é utilizada em praticamente todos os segmentos de serviços.
Além disso, como pode ser visto, as técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para otimizar o desempenho de outros tipos de Canais de Vendas, como redes de Revendas, de Representantes Comerciais, de Assistências Técnicas, de Distribuidores e outros.
O Franchising consiste numa relação económica/empresarial em que o Franqueador (detentor da marca) concede os seus direitos ao Franqueado (autorizado a explorar a marca), mediante o pagamento de uma verba previamente acordada no contrato. Através deste contrato o Franqueado pode utilizar a marca e tudo ao que à mesma está associado (produtos, serviços e infra-estruturas). As vantagens que resultam deste acordo são para ambos os partidos, pois o Franqueado usufrui da reputação já alcançada pela marca sem ter a preocupação e o risco de iniciar o seu próprio negócio; e o Franqueador expande o seu negócio para outros centros ou países, sem encargos e recebendo o pagamento pela concessão dos direitos ao Franqueado. A primeira empresa a implementar o sistema de franchising no Brasil foi do segmento de escolas de idiomas, em 1950.
O Sistema de Franchising no Brasil é regulado pela Lei 8.955 de 15 de Dezembro de 1.994 e, conta com a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING - ABF, entidade que abriga associados divididos entre Franqueados e Franqueadores que trabalham com vistas ao desenvolvimento do sistema no Brasil.
Segundo a ABF o desempenho do Setor de Franquias no Brasil durante o ano de 2.008, a crise não atrapalhou e nem afetou os planos de crescimento das empresas, tanto no Brasil, como no Exterior.
Ainda segundo a ABF, o setor faturou em 2.008 - R$ 55 bilhões, 19,5% a mais que em 2.007.
Para 2.009, a expectativa é que o setor continue crescendo e, estima-se que esse índice chegue a 13%, considerando ainda - o fator crise.
Uma das grandes vantagens do FRANCHISING para o Franqueador e a possibilidade de aumentar a rede de distribuição sem a necessidade de fazer grandes investimentos, financeiros e humanos.Rede de Franchising permite ter versatilidade, enquanto estratégia de receitas que possam advir de royalties, dos fornecedores, da margem de venda dos produtos, de serviços ou cotas concretas de objetivos, por intermédio de material promocional, veiculações publicitárias, etc. E para o Franqueado participar desse universo com custos infinitamente menores ao comparado com um negócio próprio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário