Buzz Marketing é um novo diferencial, uma forma inovadora de realizar um marketing, em português podem ser traduzidos como buchicho, boca-a-boca.
Trata-se de uma das novas estratégias de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. "Tal estratégia aproveita o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas".
Essa técnica baseia-se nas "idéias que se espalham nos e pelos próprios segmentos interessados, espontaneamente ou planejada por um agente externo".
Hoje todos os profissionais de marketing vêm enfrentando o mesmo problema: como atingir os consumidores, cada vez mais resistentes às propagandas tradicionais, com orçamentos menores e retorno esperado pelas empresas sempre aumentando?
O Buzz Marketing se profissionalizou exatamente para atender a esta nova demanda. Se antes a disseminação de idéias acontecia ao acaso, hoje já é possível criar e monitorar este tipo de ação de marketing. Diversas empresas já são consideradas cases de sucesso em campanhas de Buzz Marketing como, por exemplo, Sandálias Havaianas, Cerveja Brahma, Nokia, dentre muitas outras.
Em meio à selvagem competição pela preferência do consumidor, aparecer e destacar-se em meio à concorrência tornou-se imperativo para marcas e produtos. É nesse ponto que o Buzz Marketing ganha relevância, pois, baseado numa estratégia que combina propaganda convencional com tititi, a campanha ganha a dimensão de notícia.
O principal modelo de aplicação do Buzz Marketing utilizado atualmente baseia-se na idéia de encontrar alvos programados para o produto/serviço que se quer criar o buzz. O objetivo do Buzz Marketing é gerar uma sólida notoriedade dentro de um segmento, sem gastar enormes quantias de dinheiro em publicidade em massa, estando sempre dentro dos padrões da ética nos negócios.
No Buzz Marketing existe 5 pontos principais que precisam ser considerados: qual a sua causa, o contexto, quem serão os vetores que irão disseminar a idéia, a quem se destina, como será feita a fixação da idéia e o impacto que poderá causar.
O Buzz Marketing é excelente para gerar um “boom” positivo de uma marca ou produto, porém tem que se tomar muito cuidado, pois se seu produto não corresponder às expectativas você terá um Buzz Marketing negativo.
Trata-se de uma das novas estratégias de marketing que encoraja indivíduos da sociedade a repassar uma mensagem de marketing para outros, criando potencial para o crescimento exponencial tanto na exposição como na influência da mensagem. "Tal estratégia aproveita o fenômeno da rápida multiplicação para levar uma mensagem a milhares e até milhões de pessoas".
Essa técnica baseia-se nas "idéias que se espalham nos e pelos próprios segmentos interessados, espontaneamente ou planejada por um agente externo".
Hoje todos os profissionais de marketing vêm enfrentando o mesmo problema: como atingir os consumidores, cada vez mais resistentes às propagandas tradicionais, com orçamentos menores e retorno esperado pelas empresas sempre aumentando?
O Buzz Marketing se profissionalizou exatamente para atender a esta nova demanda. Se antes a disseminação de idéias acontecia ao acaso, hoje já é possível criar e monitorar este tipo de ação de marketing. Diversas empresas já são consideradas cases de sucesso em campanhas de Buzz Marketing como, por exemplo, Sandálias Havaianas, Cerveja Brahma, Nokia, dentre muitas outras.
Em meio à selvagem competição pela preferência do consumidor, aparecer e destacar-se em meio à concorrência tornou-se imperativo para marcas e produtos. É nesse ponto que o Buzz Marketing ganha relevância, pois, baseado numa estratégia que combina propaganda convencional com tititi, a campanha ganha a dimensão de notícia.
O principal modelo de aplicação do Buzz Marketing utilizado atualmente baseia-se na idéia de encontrar alvos programados para o produto/serviço que se quer criar o buzz. O objetivo do Buzz Marketing é gerar uma sólida notoriedade dentro de um segmento, sem gastar enormes quantias de dinheiro em publicidade em massa, estando sempre dentro dos padrões da ética nos negócios.
No Buzz Marketing existe 5 pontos principais que precisam ser considerados: qual a sua causa, o contexto, quem serão os vetores que irão disseminar a idéia, a quem se destina, como será feita a fixação da idéia e o impacto que poderá causar.
O Buzz Marketing é excelente para gerar um “boom” positivo de uma marca ou produto, porém tem que se tomar muito cuidado, pois se seu produto não corresponder às expectativas você terá um Buzz Marketing negativo.
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