segunda-feira, 15 de junho de 2009

Mala Direta e Marketing Direto – Conceito, Características e Diferenças.

Podemos definir Mala Direta como: “Uma estratégia de divulgação de produtos e serviços baseada no envio de Correspondências, Peças Promocionais - Propaganda pelo correio”. Caracteriza-se pela seletividade e até mesmo pela personalização do público alvo; utiliza como instrumento folhetos, cartas, pequenos brindes. É modalidade de propaganda e não é merchandising. Isto é, divulga informação promocional pelo correio.
Certamente alguma vez já deve ter presenciado ou até mesmo recebido uma correspondência, cujo destinatário da mesma era totalmente desconhecido, mas bastou abrir o envelope para que o mistério fosse completamente desvendado, tratando-se do recebimento de uma - Mala Direta.
A utilização de Mala Direta é um recurso bastante eficaz, usado principalmente para a divulgação de produtos, serviços ou para fins informativos.
O grande diferencial da mala direta está no fato de que através de um único modelo de peça promocional, o remetente consegue dirigir-se diretamente a cada pessoa, independentemente do número de destinatários ao qual a mesma será remetida.
Já o Marketing Direto procura atingir o mercado de forma segmentada e obter respostas diretas e mensuráveis. Ferramenta de Marketing utilizada para estabelecer o relacionamento direto entre as empresas e seus consumidores, através de venda direta, sem distribuidores, representantes e vendedores.
Alguns exemplos de usos de Marketing Direto: Geração de questionários ou respostas, abertura de portas para novos negócios, criação de tráfego de pessoas, conscientização para introdução de novos produtos, etc.
O Marketing Direto está crescendo exponencialmente com a ênfase nos esforços focados. O crescimento do uso da Internet e do e-mail, juntamente com a tendência de aumento geral em todas as assinaturas de mídia, estão tornando estas mídias cada vez mais fáceis e lucrativas para comercializar o seu produto no mercado em comparação com a época da mala direta maciça.
Além disso, o Marketing Direto deve se transformar de canal de venda para ferramenta de relacionamento, o que tornará fortalecida a relação com o consumidor e o fará perceber o valor do produto e da empresa.
Resumindo, Mala Direta continua sendo a melhor forma de comunicação personalizada e - além dos resultados imediatos - seu efeito residual permanece por longo tempo. Já o Marketing Direto é uma solução corporativa de alta performance para o planejamento e mensuração de resultados de Programas de Marketing, através de múltiplos canais simultaneamente.

2 comentários:

Consumidor... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Consumidor... disse...

Sr. Francisco, tomei conhecimento sobre seu blog através do twitter, gostaria de parabenizá-lo pelos ótimos artigos postados. Por favor, peço sempre que possível o Sr. continue escrevendo, assim eu posso absorver um pouco do seu conhecimento, rs...

Abs!