sábado, 30 de maio de 2009

Agência de Propaganda – A Importância no Sucesso da Estratégia de Marketing.

Antes de tudo precisamos definir o que é “Propaganda e o que é Publicidade”. Os dois termos costumam ser usados sem distinção, mesmo entre profissionais de comunicação.
O verbete Propaganda é definido assim: do latin Propaganda, do gerúndio de propagare, coisas que devem ser propagadas. O verbete Publicidade: calcado no francês. Publicité. 1. Qualidade do que é público; “a publicidade dum escândalo”. 2. Caráter do que é feito em público.
Desta forma a Propaganda é mais abrangente e próximo da função comunicacional patrocinada de um universo de produtos, bens e serviços, Já a Publicidade a Divulgação, ato de tornar pública alguma coisa, notícia ou fato; informação pública sobre idéias e fatos de interesse de empresas, governos ou outras instituições, sem que necessariamente se identifique um patrocinador.
Agência de propaganda
, é uma empresa responsável pela criação, planejamento, produção e veiculação de campanhas publicitárias. No Brasil, estima-se que haja milhares de publicitários em atividade e, mais outros milhares em formação academica, em mais de centenas de milhares de agências.
Uma agência de propaganda gerencia todos os processos relacionados à propaganda. A Agência é responsável por assessorar o anunciante em suas necessidades de propaganda, executando trabalhos para a sua realização, coordenando o trabalho dos fornecedores e produtoras, e intermediando as relações entre o cliente e o veículo de comunicação. Para veiculações ou produções em sua cidade, estado ou em outras regiões, o trabalho da agência dinamiza e racionaliza as atividades de sua empresa. Uma agência de propaganda pode ser de grande porte ou de pequeno porte e ainda assim atender a demanda do mercado. A oferta deste tipo de serviço é grande e aumenta a cada ano. A quantidade de profissionais que se formam é enorme e a busca por qualidade e preço é tão grande quanto a pelo menor preço. No Brasil, esta profissão ainda é mal vista pelas pequenas empresas que não encaram a contratação de uma agência, um investimento. Mesmo assim, quem se diferencia, com formas de pagamento e propostas diferentes às pequenas empresas se mantém ativo e crescente no mercado.
Uma agência de propaganda se divide nos seguintes departamentos ou serviços:
Atendimento - é a parte responsável pela ligação entre cliente (anunciante) e agência. É responsável por trazer todas as informações (briefing) do cliente. Uma vez desenvolvido um trabalho (que pode ser uma campanha ou um anúncio isolado), é o atendimento quem mostra ao cliente (normalmente acompanhado do responsável pela criação).
Planejamento - trabalha com os planos de marketing, comunicação, utilização da verba, entre outros.
Criação - responsável pela elaboração das idéias que serão utilizadas nas campanhas (anúncios impressos, filmes para televisão, etc.). Engloba também a produção, que materializa, ou seja, dá vida aos anúncios.
Mídia (media) - área onde se estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias.
Existem ainda outras funções, como Produção Gráfica, Departamento Fotográfico, Pesquisa, RTVC e Tráfego, atividades importantes para o conjunto de atividades de uma agência de propaganda.
A disposição de ousar nas propostas de solução para atender às necessidades de comunicação dos clientes, além de inovar em termos de estrutura, forma de pensar, processo de criação e realização da comunicação e, até mesmo, no sistema de relacionamento com seus clientes, fazem da “Ousadia e Inovação” o grande diferencial de uma agência de propaganda.

Um comentário:

Blog bot disse...

Olá o que você acha da integração de um departamento de marketing online em uma agência de publicidade?