Marketing Invisível surgiu em resposta a um dos maiores problemas enfrentados pelos profissionais de agências de propagandas na atualidade - como ganhar a atenção de um consumidor saturado pelos apelos publicitários. Pesquisas revelam que uma pessoa entra em contato com pelo menos 500 apelos publicitários por dia. Em uma sociedade saturada de informação, o maior risco para as corporações é serem ignoradas. As empresas precisam fugir do lugar comum e buscar vantagens competitivas em soluções novas e não-convencionais para divulgar seus produtos. Nessa ânsia desenfreada por ganhar a atenção do consumidor chegaram no Marketing Invisível
O Marketing Invisível tem como objetivo atingir os consumidores sem parecer ser uma informação comercial. Um exemplo é quando uma empresa contrata um ator ou uma pessoa influente dentro de um grupo para que o mesmo fale bem de um determinado produto naquele círculo de relacionamento, sem que as pessoas percebam que ele está sendo pago, ou recebendo algo em troca, para isso. Desta forma, utilizando pessoas teoricamente comuns, que andam pelos mesmos lugares, ou que frequentam as mesmas comunidades.
Marketing Invisível - É uma ferramenta poderosa e de custo baixo.
O problema é que o Marketing Invisível é tão sutil que ninguém percebe que se trata de comunicação corporativa, o que acaba levantando sérias dúvidas quanto aos aspectos éticos. Algumas pessoas não se importam com isso, pois são atingidas diariamente por milhares de ações de marketing e que, se pelo menos o produto for bom, vale a pena. Esses consumidores alegam que a maioria das ações de marketing já são antiéticas, ..."como a funcionária de tele-marketing que telefona as 08:00 da manhã de um sábado para oferecer serviços".
Muitas pessoas, no entanto, se escandalizam com a idéia e acham um absurdo por ser completamente invasiva. O principal argumento contra o Marketing Invisível seria a questão da credibilidade. Uma grande parte do público consumidor não acredita mais em propaganda, isso é fato. As pessoas não confiam mais na publicidade tradicional. Mas as pessoas ainda acreditam em outras pessoas, justamente por achar que estão do mesmo lado, o lado dos consumidores. É muito diferente a indicação de um produto feito por outro consumidor, da indicação feita por um modelo na TV ou no outdoor. No entanto isso iria acabar no momento em que não soubermos se a outra pessoa está conversando comigo sobre um produto que adquiriu espontaneamente ou se está sendo paga pra fazer aquilo. Seria algo como privatizar as relações sociais. A atenção do consumidor passaria a ser mais um bem intangível passível de troca.
Por isso crie e fortaleça esta poderosa arma de captação de negócios: a sua marca. Mas lembre-se bem - Marca não é o seu logotipo, é sua imagem e personalidades profissionais.
O Marketing Invisível tem como objetivo atingir os consumidores sem parecer ser uma informação comercial. Um exemplo é quando uma empresa contrata um ator ou uma pessoa influente dentro de um grupo para que o mesmo fale bem de um determinado produto naquele círculo de relacionamento, sem que as pessoas percebam que ele está sendo pago, ou recebendo algo em troca, para isso. Desta forma, utilizando pessoas teoricamente comuns, que andam pelos mesmos lugares, ou que frequentam as mesmas comunidades.
Marketing Invisível - É uma ferramenta poderosa e de custo baixo.
O problema é que o Marketing Invisível é tão sutil que ninguém percebe que se trata de comunicação corporativa, o que acaba levantando sérias dúvidas quanto aos aspectos éticos. Algumas pessoas não se importam com isso, pois são atingidas diariamente por milhares de ações de marketing e que, se pelo menos o produto for bom, vale a pena. Esses consumidores alegam que a maioria das ações de marketing já são antiéticas, ..."como a funcionária de tele-marketing que telefona as 08:00 da manhã de um sábado para oferecer serviços".
Muitas pessoas, no entanto, se escandalizam com a idéia e acham um absurdo por ser completamente invasiva. O principal argumento contra o Marketing Invisível seria a questão da credibilidade. Uma grande parte do público consumidor não acredita mais em propaganda, isso é fato. As pessoas não confiam mais na publicidade tradicional. Mas as pessoas ainda acreditam em outras pessoas, justamente por achar que estão do mesmo lado, o lado dos consumidores. É muito diferente a indicação de um produto feito por outro consumidor, da indicação feita por um modelo na TV ou no outdoor. No entanto isso iria acabar no momento em que não soubermos se a outra pessoa está conversando comigo sobre um produto que adquiriu espontaneamente ou se está sendo paga pra fazer aquilo. Seria algo como privatizar as relações sociais. A atenção do consumidor passaria a ser mais um bem intangível passível de troca.
Por isso crie e fortaleça esta poderosa arma de captação de negócios: a sua marca. Mas lembre-se bem - Marca não é o seu logotipo, é sua imagem e personalidades profissionais.
Um comentário:
Aprendemos naturalmente a automaticamente ignorar as mensagens publicitárias pois, pela quantidade, seria impossível processá-las conscientemente. Por esta razão, as empresas que querem se destacar em propagandas convencionais precisam investir cada vez mais, o que gera um efeito bola de neve. Quanto mais se investe hoje, maior precisará ser o investimento amanhã para manter as marcas em uma posição de destaque.
É por esta razão que o marketing boca a boca tem sido tão valorizado hoje em dia, além do marketing invisível. Em ambos, as mensagens são transmitidas por uma fonte confiável, ou pelo menos por alguém que você acredita não estar comunicando meramente por interesses comerciais.
Felipe Besouchet
www.fyi.blog.br
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