segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Comunicação Visual – A Percepção da Linguagem Visual.

Comunicação Visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo ou atuação, embora o termo possa ter o mesmo sentido de design visual.
Aqueles que têm seus próprios negócios sabem que é importante o cliente reconhecer o nome e o logotipo de seu negócio. Contudo, você sabia que quanto mais clara a identidade de seu negócio, mais chances ele tem de sobreviver ou prosperar? Para que a identidade seja clara para seus clientes, ela tem de ser única e consistentemente exibida em cada aspecto de seu negócio. As pessoas são altamente afetadas pelos elementos visuais. Lembra do provérbio popular uma "foto vale mais que mil palavras?" Quem vê a concha amarela, logo se lembra da “Shell”, ou da onda da “Coca-Cola”. É por isso que usar uma imagem visual consistente é tão importante para os negócios. No mercado congestionado de hoje, ter um senso de coesão em relação aos negócios, ao que você faz, ao que você é e à sua cultura é muito importante.
Estabelecer uma identidade clara e memorável é o primeiro e provavelmente o mais fácil dos passos que você vai dar. A parte difícil é manter a consistência da identidade, especialmente quando seus negócios começam a crescer.
O trabalho envolvido no estabelecimento de uma identidade de negócio concentra principalmente na estruturação das diretrizes escritas para assegurar que a imagem exibida ao público seja consistente.
Mesmo que sua empresa seja pequena, faz sentido escrever diretrizes sobre como usar e exibir sua identidade de negócio. Lembre-se da importância de uma "aparência" consistente. Isto significa estabelecer um documento de diretrizes com informações como: uso do logotipo; uso do material de escritório; placas e letreiros; material de marketing; materiais de apresentação; materiais de publicidade; embalagem dos produtos, entre outros.
Este documento deve ser detalhado e cobrir cada área necessária ao seu negócio. Por exemplo, se você tiver filiais que devem desenvolver seu próprio material de marketing, provavelmente dar a elas as diretrizes do logotipo não é suficiente. Você também deve ter um modelo ou guia de layout, diretrizes para textos escritos, paleta de cores, tipo de papel que utilizará e possivelmente até mesmo gráficas escolhidas, além de lay out de instalações com padrão de cores e mobiliários. Tudo para que haja unidade.
Mesmo se você ainda não tenha várias filiais, você deve desenvolver este documento como se tivesse. Isto dará um padrão de qualidade e uma aparência para seu negócio e para seus materiais que pode ser uma referência para você mesmo. Você provavelmente vai descobrir que é difícil lembrar como algo foi feito um ano atrás. Se tiver este documento, basta recorrer a ele e saber se você está dentro de suas diretrizes.
Detalhes, detalhes e detalhes. Quanto mais atenção você dá a eles, mais profissional e organizado seu negócio vai parecer para seus clientes. Obviamente, tipos diferentes de negócios vão ter detalhes muito diferentes que precisam ser observados. Alguns detalhes que podem fazer parte de muitos negócios e que você deve considerar na padronização, como: Mensagens de telefone, Veículos, Uniformes, complementam a percepção da linguagem visual.






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