Promoção de Vendas pode ser definida como um conjunto de esforços e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado.
Na verdade Promoção de Vendas refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou de um serviço. Utilizadas desde as pequenas medias e grandes empresas a Promoção de Vendas tenta impulsionar a venda no momento em que o cliente tem contato com o produto. Ela consiste num conjunto diversificado de ferramentas de incentivo de curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço. Algumas ferramentas da Promoção de Vendas, mais usadas, são:
Amostras: Produtos oferecidos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vinculo de compra.
Cupons: Pequenos certificados que garantem aos compradores vantagens em relação á compra ou a sorteios pré-definidos
Brindes: Produtos de formas atrativas e úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores
Recompensas por Preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.
Promoção no Ponto de Venda: Muito constante nos auto-serviços, é uma das formas mais comuns de promoção de venda, propriamente dita, onde são trabalhados os displays, expositores e pontas de gondolas afim de atrair a atenção dos consumidores.
Aqui as promotoras de vendas desempenham um papel interessante: convidando potencias clientes à experimentação de determinado produto (normalmente da área alimentar), este tipo de promoção tem efeitos muito elevados no crescimento de vendas pois assegura resultados imediatos, alem de experimentar, a promotora "conduz" o cliente à compra imediata do produto que por sua vez está imediatamente acessivel.
Concursos e Sorteios: Normalmente encontrado em grandes campanhas que possibuilitam ao consumidor “ganhar” alguma coisa. Normalmente o premio é grande sonho de consumo dos consumidores como carros, casas etc.
Outros tipos de promoções de venda que são utilizadas especialmente em mercados empresarias são: Assistência em Treinamento: o fabricante oferece treinamento gratuito aos funcionários da intermediaria para fomentar as vendas. Mercadoria Gratuita: O fabricante oferece amostras para a empresa testar os produtos. Propaganda Cooperativa: O fabricante subsidia alguma propaganda com o intermediária para ajudar a promover o produto. Incentivos de Vendas: O fabricante oferece premiações para os vendedores das intermediarias afim de “forçar” a venda do seu produto naquele ponto de venda.
O ponto de convergência entre todas as definições de Promoção de Vendas, é que a função básica da mesma é o da coordenação de esforços, facilitando o trabalho do pessoal de vendas, em todos os níveis de sua atuação, qualquer que seja o segmento. Por isso que a Promoção de Vendas se define simplesmente como a técnica de promover as vendas. A sua relevância numa estratégia de Marketing é tal que é denominada um dos P do Marketing Mix, P de Promoção, aliado do P de Preço, P de Produto e P de Ponto de Venda.
Para o sucesso de uma boa campanha de Promoção de Vendas, alguns cuidados devem ser observados como: mecânica complicada; muitas exigências para participação; comunicação ou freqüência insuficiente; benefício pouco atrativo, entre outras.
Quando uma ação é bem sucedida, deve-se tomar cuidado para não cair na tentação de repeti-la mais vezes, pois com o prolongamento do tempo o cliente passa a desconfiar que a promoção é permanente e então, o benefício adicional se perde.
Na verdade Promoção de Vendas refere-se ao conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou de um serviço. Utilizadas desde as pequenas medias e grandes empresas a Promoção de Vendas tenta impulsionar a venda no momento em que o cliente tem contato com o produto. Ela consiste num conjunto diversificado de ferramentas de incentivo de curto prazo que visa estimular a compra ou venda de um produto ou serviço. Algumas ferramentas da Promoção de Vendas, mais usadas, são:
Amostras: Produtos oferecidos para o experimento do cliente, que busca a aprovação do produto sem o vinculo de compra.
Cupons: Pequenos certificados que garantem aos compradores vantagens em relação á compra ou a sorteios pré-definidos
Brindes: Produtos de formas atrativas e úteis, com o nome do anunciante impresso neles, dado como presente aos consumidores
Recompensas por Preferência: São algumas bonificações para os clientes que tem uma certa regularidade de compra ou de uso dos serviços da empresa, nesta modalidade selos de trocas também são levados em consideração por esta ferramenta.
Promoção no Ponto de Venda: Muito constante nos auto-serviços, é uma das formas mais comuns de promoção de venda, propriamente dita, onde são trabalhados os displays, expositores e pontas de gondolas afim de atrair a atenção dos consumidores.
Aqui as promotoras de vendas desempenham um papel interessante: convidando potencias clientes à experimentação de determinado produto (normalmente da área alimentar), este tipo de promoção tem efeitos muito elevados no crescimento de vendas pois assegura resultados imediatos, alem de experimentar, a promotora "conduz" o cliente à compra imediata do produto que por sua vez está imediatamente acessivel.
Concursos e Sorteios: Normalmente encontrado em grandes campanhas que possibuilitam ao consumidor “ganhar” alguma coisa. Normalmente o premio é grande sonho de consumo dos consumidores como carros, casas etc.
Outros tipos de promoções de venda que são utilizadas especialmente em mercados empresarias são: Assistência em Treinamento: o fabricante oferece treinamento gratuito aos funcionários da intermediaria para fomentar as vendas. Mercadoria Gratuita: O fabricante oferece amostras para a empresa testar os produtos. Propaganda Cooperativa: O fabricante subsidia alguma propaganda com o intermediária para ajudar a promover o produto. Incentivos de Vendas: O fabricante oferece premiações para os vendedores das intermediarias afim de “forçar” a venda do seu produto naquele ponto de venda.
O ponto de convergência entre todas as definições de Promoção de Vendas, é que a função básica da mesma é o da coordenação de esforços, facilitando o trabalho do pessoal de vendas, em todos os níveis de sua atuação, qualquer que seja o segmento. Por isso que a Promoção de Vendas se define simplesmente como a técnica de promover as vendas. A sua relevância numa estratégia de Marketing é tal que é denominada um dos P do Marketing Mix, P de Promoção, aliado do P de Preço, P de Produto e P de Ponto de Venda.
Para o sucesso de uma boa campanha de Promoção de Vendas, alguns cuidados devem ser observados como: mecânica complicada; muitas exigências para participação; comunicação ou freqüência insuficiente; benefício pouco atrativo, entre outras.
Quando uma ação é bem sucedida, deve-se tomar cuidado para não cair na tentação de repeti-la mais vezes, pois com o prolongamento do tempo o cliente passa a desconfiar que a promoção é permanente e então, o benefício adicional se perde.
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