segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Brainstorming no Marketing – Aqui começa uma grande idéia.

Mais um anglicismo utilizado na área de marketing, que adora dar nomes estranhos para coisas simples e extremamente funcionais.

Brainstorming é uma delas.

O brainstorming (ou "tempestade cerebral"), mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a à serviço de objetivos pré-determinados.
O método brainstorming dentre diversos outros métodos, ou a técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas - de duas até dez pessoas - se reunam e se utilizem das diferenças em seus pensamentos e idéias para que possam chegar a um denominador comum eficaz e com qualidade, gerando assim idéias inovadoras que levem o projeto adiante.
A sessão de reflexão pode ser um modo eficaz de gerar lotes das idéias em uma edição específica e determinar então que idéia - ou idéias - é a melhor solução.
É também um excelente exercício de debate criativo e inovador. Ele possibilita um grande uso da criatividade, que é uma ótima forma para encontrar soluções e tomar decisões. Assim, através da criatividade e da inovação, é possível criar condições de sobrevivência às mudanças que nos atingem tanto no universo profissional quanto no pessoal.
A técnica de brainstorming tem várias aplicações, mas é freqüentemente usada em "Marketing" para: Desenvolvimento de novos produtos - obter idéias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
Propaganda e Publicidade - desenvolver idéias para campanhas.
Nesse processo há 3 principais partes no brainstorming: Encontrar os fatos, geração da idéia e encontrar a solução.
Antes de começar a gerar idéias freneticamente (princípio básico do brainstorming), forme um grupo de pessoas para que cada um exponha sua idéia sobre um tema escolhido. Não se esqueça de incentivar a participação de todos. Juntos vocês encontrarão ótimas oportunidades para fazer planejamentos de negócios, campanhas, estratégias, ações e criar novos produtos e metodologias. O importante é deixar que todos sintam segurança e liberdade para expor suas idéias, inclusive, de maneira desordenada, sem se preocupar se elas são possíveis ou não. A associação de várias idéias pode culminar na solução do problema, necessidade ou dificuldade em debate. Quanto mais idéias, melhor!
Muito provávelmente, você deve se lembrar de alguma campanha ou anúncio publicitário, que lhe impactou muito e, você memorizou e fixou o produto ou a empresa de uma maneira muito forte, certamente essa idéia tenha surgido de uma "tempestade cerebral".

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