Jingle é uma mensagem publicitária musicada e elaborada com um refrão simples e de curta duração, a fim de ser lembrado com facilidade. Música feita exclusivamente para um produto ou empresa.
Um Jingle é um slogan memorável, feito com uma melodia cativante, transmitido em rádio e, algumas vezes, em comerciais de televisão. Um Jingle eficiente é feito para "prender" na memória das pessoas. Por isso é tão comum que as pessoas lembre-se de jingles que não são mais transmitidos há décadas.
O primeiro jingle foi produzido na década de 20, nos EUA, para um cereal matinal, cujo slogan principal era "Para um café da manhã de campeões". O auge do Jingle foi na década de 50, nos EUA, no boom econômico. Era usado em diversos produtos, como cereais matinais, doces, cigarros, bebidas alcoólicas, carros e produtos de higiene pessoal.
A propaganda já existia em algumas emissoras de rádio no Brasil, na forma de merchandising, sem formato e freqüência definidos. O Jingle é capaz de dar personalidade ao produto. É fácil lembrar-se de anunciantes como bancos, lojas de roupas, bebidas, brinquedos e redes de fast-food que possuem marcas fortes na cabeça das pessoas. Cria uma ligação afetiva entre o ouvinte e o produto/marca.
Um Jingle marcante tem que ser bom e para um jingle ser bom é necessária uma junção de detalhes: criar algo simples, que não fuja dos padrões da campanha; algo fácil de assimilar e repleto de criatividade. Um bom Jingle é aquele que marca o consumidor, aquele que o consumidor assovia pelas ruas, aquele que só de o consumidor ouvir um pequeno trecho já associe com o produto/marca.
Hoje em dia, com o custo crescente das licenças de músicas já existentes, diversas empresas redescobrem o Jingle feito especialmente para o produto como uma forma mais barata de produzir seus comerciais. Exemplo: músicas para políticos, festas, datas comemorativas, supermercados, lojas shopping centers.
No Brasil, existem muitos estúdios que se dedicam a essa atividade. A construção de um jingle tem seu início na venda. Em reunião, a agência de propaganda coleta o máximo de informações a respeito do produto e encaminha um briefing ao responsável pela criação. Uma vez criado, o mesmo retorna ao cliente para apreciação e efetiva aprovação. Uma vez aprovado, dá-se início à produção com a escolha do arranjador, cantores e instrumentistas. Atualmente, o Brasil e destacado pela criação de Jingle.
Muito recentemente foi criado no meio publicitário, o “SPRINGLE”. Ele nada mais é do que a junção do SPOT com o JINGLE, ou seja, tem partes cantadas e partes faladas.
Enfim, quem não lembra de algum jingle famoso? É difícil não ter um em mente.
Um Jingle é um slogan memorável, feito com uma melodia cativante, transmitido em rádio e, algumas vezes, em comerciais de televisão. Um Jingle eficiente é feito para "prender" na memória das pessoas. Por isso é tão comum que as pessoas lembre-se de jingles que não são mais transmitidos há décadas.
O primeiro jingle foi produzido na década de 20, nos EUA, para um cereal matinal, cujo slogan principal era "Para um café da manhã de campeões". O auge do Jingle foi na década de 50, nos EUA, no boom econômico. Era usado em diversos produtos, como cereais matinais, doces, cigarros, bebidas alcoólicas, carros e produtos de higiene pessoal.
A propaganda já existia em algumas emissoras de rádio no Brasil, na forma de merchandising, sem formato e freqüência definidos. O Jingle é capaz de dar personalidade ao produto. É fácil lembrar-se de anunciantes como bancos, lojas de roupas, bebidas, brinquedos e redes de fast-food que possuem marcas fortes na cabeça das pessoas. Cria uma ligação afetiva entre o ouvinte e o produto/marca.
Um Jingle marcante tem que ser bom e para um jingle ser bom é necessária uma junção de detalhes: criar algo simples, que não fuja dos padrões da campanha; algo fácil de assimilar e repleto de criatividade. Um bom Jingle é aquele que marca o consumidor, aquele que o consumidor assovia pelas ruas, aquele que só de o consumidor ouvir um pequeno trecho já associe com o produto/marca.
Hoje em dia, com o custo crescente das licenças de músicas já existentes, diversas empresas redescobrem o Jingle feito especialmente para o produto como uma forma mais barata de produzir seus comerciais. Exemplo: músicas para políticos, festas, datas comemorativas, supermercados, lojas shopping centers.
No Brasil, existem muitos estúdios que se dedicam a essa atividade. A construção de um jingle tem seu início na venda. Em reunião, a agência de propaganda coleta o máximo de informações a respeito do produto e encaminha um briefing ao responsável pela criação. Uma vez criado, o mesmo retorna ao cliente para apreciação e efetiva aprovação. Uma vez aprovado, dá-se início à produção com a escolha do arranjador, cantores e instrumentistas. Atualmente, o Brasil e destacado pela criação de Jingle.
Muito recentemente foi criado no meio publicitário, o “SPRINGLE”. Ele nada mais é do que a junção do SPOT com o JINGLE, ou seja, tem partes cantadas e partes faladas.
Enfim, quem não lembra de algum jingle famoso? É difícil não ter um em mente.
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