Ainda no clima de já ganhou, o anúncio da Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 transformam o Brasil na capital esportiva mundial da próxima década. O anúncio da realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro trará aumento imediato de turistas ao Brasil e, conseqüentemente, mais divisas para o País. Neste cenário os profissionais de marketing, já começam a se movimentar para explorar esses eventos, e outros que ocorrerão em paralelo, cujas verbas a serem destinadas, atingirão valores estratosféricos. È aí que entra o Marketing Esportivo.
O Marketing Esportivo é um segmento do marketing devidamente aplicado ao segmento de esportes, e como tal o Marketing Esportivo envolve uma série de atividades que compõe o tradicional mix de marketing, ou seja: produto, preço, promoção e ponto de venda, avaliação constante do mercado e suas variáveis políticas, econômicas, ambientais, etc. Seleção de eventos, atletas, equipes, calendários esportivos, contratos testemunhais de atletas, compra de espaços de mídia em eventos esportivos, etc. O Marketing Esportivo é um novo segmento no mercado onde se destaca o marketing promocional que atua na dimensão institucional de uma marca ou empresa, o mesmo pode ser caracterizado também como “merchandising”. Isto porque cada modalidade esportiva permite a utilização de diferentes estratégias e táticas, considerando o local da competição, os uniformes dos atletas, o posicionamento dos equipamentos, o local destinado ao público e os demais personagens coadjuvantes que participam do evento esportivo. Esta característica de merchandising, ou seja, de publicidade não tão explícita, é um dos grandes pontos positivos do Marketing Esportivo já que o produto não aparece para o consumidor sob forma explicita de venda. O produto, neste caso, faz parte do ambiente e não rouba a cena do foco principal que é o evento esportivo em si. O Marketing Esportivo é um tipo de mídia alternativa utilizada para a maximização da exposição de uma marca e/ou produto, sendo que a empresa que investe no Marketing Esportivo deverá, também ter uma ação de propaganda para explicar quais são os produtos que a marca vende, a mesma deve levar em consideração que o Marketing Esportivo, é um tipo de promoção institucional, ou seja, ele atribui valor a uma marca mas não diz o que ela é. O esporte pode ser considerado hoje, como o grande instrumento de transformação social do mundo globalizado, tornando-se um fenômeno cultural internacional, grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol, as Olimpíadas, são vistos através da televisão por bilhões de pessoas em todos continentes do planeta. O “Esporte”, como negócio, hoje é encarado de forma séria, pois tem um prestigio incomparável, advém da imagem e do prestígio que o mesmo proporciona tanto ao atleta como a indústria. A indústria esportiva mundial movimenta bilhões de dólares anualmente, e o segmento esportivo é amplo e complexo, tendo em vista que existem centenas de modalidades esportivas sendo praticada em todo o mundo. Dentro deste contexto o Marketing Esportivo vem crescendo a cada dia em todo o mundo, e isto está relacionado com alguns dos seus principais objetivos.
E ainda como escopo, a Copa do Mundo de 2010 e os Jogos Olímpicos de 2016 devem melhorar as exportações brasileiras em cerca de 30% no longo prazo, segundo estudo de um importante banco britânico. Essa constatação foi feita com base no histórico de países que já sediaram eventos esportivos desta magnitude e, no quesito comércio, todos foram beneficiados.
O Marketing Esportivo é um segmento do marketing devidamente aplicado ao segmento de esportes, e como tal o Marketing Esportivo envolve uma série de atividades que compõe o tradicional mix de marketing, ou seja: produto, preço, promoção e ponto de venda, avaliação constante do mercado e suas variáveis políticas, econômicas, ambientais, etc. Seleção de eventos, atletas, equipes, calendários esportivos, contratos testemunhais de atletas, compra de espaços de mídia em eventos esportivos, etc. O Marketing Esportivo é um novo segmento no mercado onde se destaca o marketing promocional que atua na dimensão institucional de uma marca ou empresa, o mesmo pode ser caracterizado também como “merchandising”. Isto porque cada modalidade esportiva permite a utilização de diferentes estratégias e táticas, considerando o local da competição, os uniformes dos atletas, o posicionamento dos equipamentos, o local destinado ao público e os demais personagens coadjuvantes que participam do evento esportivo. Esta característica de merchandising, ou seja, de publicidade não tão explícita, é um dos grandes pontos positivos do Marketing Esportivo já que o produto não aparece para o consumidor sob forma explicita de venda. O produto, neste caso, faz parte do ambiente e não rouba a cena do foco principal que é o evento esportivo em si. O Marketing Esportivo é um tipo de mídia alternativa utilizada para a maximização da exposição de uma marca e/ou produto, sendo que a empresa que investe no Marketing Esportivo deverá, também ter uma ação de propaganda para explicar quais são os produtos que a marca vende, a mesma deve levar em consideração que o Marketing Esportivo, é um tipo de promoção institucional, ou seja, ele atribui valor a uma marca mas não diz o que ela é. O esporte pode ser considerado hoje, como o grande instrumento de transformação social do mundo globalizado, tornando-se um fenômeno cultural internacional, grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol, as Olimpíadas, são vistos através da televisão por bilhões de pessoas em todos continentes do planeta. O “Esporte”, como negócio, hoje é encarado de forma séria, pois tem um prestigio incomparável, advém da imagem e do prestígio que o mesmo proporciona tanto ao atleta como a indústria. A indústria esportiva mundial movimenta bilhões de dólares anualmente, e o segmento esportivo é amplo e complexo, tendo em vista que existem centenas de modalidades esportivas sendo praticada em todo o mundo. Dentro deste contexto o Marketing Esportivo vem crescendo a cada dia em todo o mundo, e isto está relacionado com alguns dos seus principais objetivos.
E ainda como escopo, a Copa do Mundo de 2010 e os Jogos Olímpicos de 2016 devem melhorar as exportações brasileiras em cerca de 30% no longo prazo, segundo estudo de um importante banco britânico. Essa constatação foi feita com base no histórico de países que já sediaram eventos esportivos desta magnitude e, no quesito comércio, todos foram beneficiados.
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