sábado, 30 de janeiro de 2010

Marketing na Internet – Práticas e Benefícios.

A Internet pode ajudar a estratégia de marketing de uma empresa de diversas maneiras:

1ª) A Internet permite que uma empresa aumente sua presença e o seu valor de marca no mercado. Sites de empresas e de marcas dão aos profissionais de marketing a oportunidade de comunicarem a missão da empresa e da marca, fornecer informações sobre atributos e/ou índices da empresa e da marca, e dar informações sobre a história delas. Além disso, as empresas podem transmitir informações sobre o composto de marketing oferecido.
2ª) A Internet permite que os profissionais de marketing tornem um cliente potencial em efetivo. Fornecer informações importantes durante o processo de tomada de decisões pode ajudar o cliente potencial a esclarecer a busca. As informações sobre os atributos de um produto e aqueles dos produtos concorrentes podem ajudar no processo de decisão. Além disso, o site na rede pode fazer demonstrações de produtos atualmente em uso. Esse tipo de informação ajuda o consumidor a criar interesse pela marca. A Internet pode aproximar o cliente da compra do produto permitindo que os visitantes do site combinem as suas necessidades com as ofertas da empresa. É extremamente importante lembrar que, enquanto as técnicas tradicionais de marketing tendem a ser orientadas para empurrar, a Internet é uma técnica orientada para atrair. Isso requer que os desenvolvedores de sites pensem diferentemente dos profissionais de marketing tradicionais sobre o que deveria ser ou não oferecidos neles.
3ª) A Internet pode melhorar os serviços ao cliente permitindo que eles se sirvam quando e onde desejam. A natureza do auto-atendimento dos sites da Internet pode ser a economia de custos que, afinal pagará por alguns desses sites. À medida que os consumidores comecem a usar a Internet, as empresas podem atendê-los sem custos altos de distribuição. A expansão do número de clientes atendidos só exige que a empresa tenha equipamentos servidores disponíveis.
4ª) Para as empresas é o da transferência de informações. Geralmente, as informações eram obtidas através de grupos de foco, levantamentos pelo correio ou por telefone e entrevistas pessoais. As implementações dessas técnicas eram muito cara. A rede oferece um mecanismo para a empresa coletar informações semelhantes por uma pequena fração daquele custo. É importante reconhecer a distorção potencial que poderia existir nesse exemplo. Entretanto, à medida que o número e a demografia dos usuários da Internet começam a representar um mercado-alvo para a empresa, a coleta de informações na rede pode oferecer muitos benefícios.
Enfim, provavelmente, o maior potencial do Marketing na Internet para o futuro está no Marketing Direto, no qual os catálogos podem ser oferecidos on-line. Esses catálogos podem ser mudados facilmente se os preços e/ou as ofertas de produtos mudam. Isso poderia representar economia substancial para as empresas que normalmente imprimiriam e enviariam catálogos novos aos clientes.
A acessibilidade à Internet além de tornar muito mais ágil e eficiente a forma com que as pessoas se comunicam e procuram por informações também viabilizou o surgimento de uma nova modalidade de comercialização

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