O que será mais esse anglicismo criado pelo Marketing?
Newsletter – podemos definir como sendo uma peça informativa enviada por e-mail com ou sem conteúdo publicitário.
Newsletter é um Boletim Informativo e, ao mesmo tempo, é um tipo de publicação de distribuição regular a assinantes e que aborda geralmente um determinado assunto. Generalizam-se cada vez mais os boletins informativos distribuídos como mensagem eletrônica que o usuário pode receber via Internet após efetuar um cadastramento em algum site.
Muitos boletins são publicados por clubes, igrejas, sociedades, associações e, especialmente por empresas, para fornecer informações de interesse para seus membros, clientes ou funcionários. Envio de Newsletter para clientes e prospects é uma estratégia comum de Marketing para comercialização, com inúmeras vantagens, entre elas a rapidez da informação e o baixo custo.
Newsletter são geralmente enviados por correio eletrônico, mas também podem ser enviadas por SMS, através do telefone celular.
A maioria das organizações os usam para fornecer novidades e informações da mesma. Este tipo de comunicação empresarial poderá ser útil para manter todos aqueles que tenham alguma relação com a empresa atualizados. É também encarada como uma forma simples e barata de fazer publicidade, tendo a grande vantagem que se pode considerar “Publicidade Solicitada”, uma vez que quem a recebe se inscreveu livremente na lista de destinatários que quer receber informações sobre a empresa e os produtos/serviços, por ela oferecidos. Este tipo de serviço pode ainda servir de base a estudos levados a cabo pela empresa sobre tendências, comportamentos e gostos dos seus clientes.
Por vezes também podem ser um tipo de serviço de notificação da atualização de um site, geralmente requisitada pelo visitante ao preencher um formulário, o que o motiva a voltar ao site quando algo lhe interessar.
Deve-se tomar um cuidado especial ao elaborar a estrutura do boletim informativo de forma a que este faça sentido à primeira vista e de forma a que o leitor se sinta confortável na procura da informação que pretende obter desta.
Muitas empresas com departamentos de TI têm colaboradores especializados na concepção dos Newsletter, sendo que o cuidado no seu desenho, na gestão de conteúdos, na organização gráfica e no tipo de linguagem são aspectos de primordial importância
Contudo há que ter cuidado com o uso deste tipo de comunicação pois muitas vezes, sobretudo quando mal definidas perante o visitante do site na internet de onde são originárias, pois poderá servir como algo que afastará os visitantes do site, como um meio para um visitante que a definição e conteúdos desta não estivessem bem definidos a reportar como correio não solicitado.
É muito importante lembrar que, você é obrigado a adicionar um link no seu Newsletter, geralmente na parte inferior da página, que permita que o internauta cancele sua inscrição, a qualquer tempo.
Você também pode mandar um e-mail de boas vindas aos novos internautas assinantes da sua Newsletter para confimar sua inscrição e explicar o processo de cancelamento. Tudo muito claro e transparente. Assim essa ferramenta de Marketing pode ser extremamente útil para a organização e seus clientes.
Newsletter – podemos definir como sendo uma peça informativa enviada por e-mail com ou sem conteúdo publicitário.
Newsletter é um Boletim Informativo e, ao mesmo tempo, é um tipo de publicação de distribuição regular a assinantes e que aborda geralmente um determinado assunto. Generalizam-se cada vez mais os boletins informativos distribuídos como mensagem eletrônica que o usuário pode receber via Internet após efetuar um cadastramento em algum site.
Muitos boletins são publicados por clubes, igrejas, sociedades, associações e, especialmente por empresas, para fornecer informações de interesse para seus membros, clientes ou funcionários. Envio de Newsletter para clientes e prospects é uma estratégia comum de Marketing para comercialização, com inúmeras vantagens, entre elas a rapidez da informação e o baixo custo.
Newsletter são geralmente enviados por correio eletrônico, mas também podem ser enviadas por SMS, através do telefone celular.
A maioria das organizações os usam para fornecer novidades e informações da mesma. Este tipo de comunicação empresarial poderá ser útil para manter todos aqueles que tenham alguma relação com a empresa atualizados. É também encarada como uma forma simples e barata de fazer publicidade, tendo a grande vantagem que se pode considerar “Publicidade Solicitada”, uma vez que quem a recebe se inscreveu livremente na lista de destinatários que quer receber informações sobre a empresa e os produtos/serviços, por ela oferecidos. Este tipo de serviço pode ainda servir de base a estudos levados a cabo pela empresa sobre tendências, comportamentos e gostos dos seus clientes.
Por vezes também podem ser um tipo de serviço de notificação da atualização de um site, geralmente requisitada pelo visitante ao preencher um formulário, o que o motiva a voltar ao site quando algo lhe interessar.
Deve-se tomar um cuidado especial ao elaborar a estrutura do boletim informativo de forma a que este faça sentido à primeira vista e de forma a que o leitor se sinta confortável na procura da informação que pretende obter desta.
Muitas empresas com departamentos de TI têm colaboradores especializados na concepção dos Newsletter, sendo que o cuidado no seu desenho, na gestão de conteúdos, na organização gráfica e no tipo de linguagem são aspectos de primordial importância
Contudo há que ter cuidado com o uso deste tipo de comunicação pois muitas vezes, sobretudo quando mal definidas perante o visitante do site na internet de onde são originárias, pois poderá servir como algo que afastará os visitantes do site, como um meio para um visitante que a definição e conteúdos desta não estivessem bem definidos a reportar como correio não solicitado.
É muito importante lembrar que, você é obrigado a adicionar um link no seu Newsletter, geralmente na parte inferior da página, que permita que o internauta cancele sua inscrição, a qualquer tempo.
Você também pode mandar um e-mail de boas vindas aos novos internautas assinantes da sua Newsletter para confimar sua inscrição e explicar o processo de cancelamento. Tudo muito claro e transparente. Assim essa ferramenta de Marketing pode ser extremamente útil para a organização e seus clientes.
Um comentário:
Olá Francisco,
Muito Bom este artigo!!!
Peço sua permissão para divulgarmos em nosso site: www.negocios-de-valor.com
Atuamos com newsletter a 10 anos em nosso site e para nossos clientes.
Nós acreditamos que a newsletter de conteúdo com relacionamento consistente contribui entre outras coisas para a Fidelização dos clientes.
Muito Agradecido!!
Pedro Mizcci Majeau
WEB Marketer da Negócios de Valor
Especialista em Prospecção de Clientes
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