Definir segmentos de mercados específicos para se direcionar com compostos de marketing customizados pode criar uma vantagem competitiva para uma organização. As opções de tamanho de um segmento de mercado vão desde o mercado de massa, passando pelo nicho, até o mercado individual ou qualquer ponto entre estes. Para o primeiro, o composto de marketing é padronizado para atingir todos os clientes da mesma maneira. Quanto menor o tamanho dos segmentos-alvo, mais customizados ou individualizados podem ser os esforços de marketing para esses mercados.
Uma empresa que escolha o extremo do tamanho representado pelo mercado de massa escolherá fazer um produto e comercializá-lo da mesma maneira para qualquer um que queira. Movendo-se para o meio as empresas podem definir um segmento relativamente pequeno, ou “Nicho”, dentro de um mercado maior para atingir o que é chamado de “Marketing de Nicho”. Uma série de empresas famosas ilustra bem esse ponto, por exemplo: lojas especializadas que direcionam seu apelo aos adolescentes, fabrica de alimentos sem açúcar para diabéticos, calçados para jogadores de golf, e tantos outros. Desta forma, podemos dizer que “Marketing de Nicho” é o processo de direcionar- se para um segmento de mercado relativamente pequeno com um composto de marketing especifico e personalizado.
Segmentos de mercado ainda menores são conhecidos como “Micromercados” e, os esforços de marketing dirigidos para ele são chamados de “Micromarketing”. Que nada mais é, que um processo de direcionarem-se a esses segmentos de mercados pequenos e estreitamente definidos, por área, classe social, renda, entre outras. Resumindo “Micromercados” são segmentos de mercado muito pequenos como uma área de endereçamento postal, um bairro ou a vizinhança.
No outro extremo do tamanho do mercado, uma empresa pode decidir direcionar-se a consumidores individuais e individualizar e personalizar os esforços de marketing para cada um deles. Um exemplo de personalização vem em grande parte de médicos, dentistas, arquitetos, alfaiates, camiseiros e algumas empresas que agora se voltam para “Monte o seu... ou Faça você mesmo do seu jeito...”
Uma sociedade sem tempo e a crescente popularidade de opções de compra , interativa, feitas em casa, como aquelas via internet, estão levando a uma maior personalização ou customização nos mercados. Um consumidor individual vê uma propaganda nos meios de comunicação de massa, deseja o produto, vai a uma loja, faz a compra e retorna com uma versão produzida em massa daquele produto que é idêntica a de todos os outros. De outra forma, ele vê o produto, o deseja, entra no site do fabricante, solicita uma versão customizada e recebe aquela versão personalizada em casa.
Essa interatividade, combinada com capacidades tecnológicas inovadoras, permite que as empresas criem um quadro completo dos clientes individuais baseado nas características e preferências individuais deles, depois customizem os esforços de marketing, especialmente os serviços e a informação, para que se ajustem às necessidades dos clientes. A tendência atual de direcionamento aos mercados é claramente na direção dessa individualização e personalização dos mercados. Está chegando o dia em que os clientes serão capazes de escanear a sua própria imagem e “experimentar” as roupas. Um grande fabricante de artigos esportivos e de tênis mundial, já está testando um escaneador digital que mede o tamanho do sapato. Muito em breve, os clientes poderão ser capazes de utilizar programas de computador para desenhar suas próprias roupas para fabricação. Quem viver verá.
Uma empresa que escolha o extremo do tamanho representado pelo mercado de massa escolherá fazer um produto e comercializá-lo da mesma maneira para qualquer um que queira. Movendo-se para o meio as empresas podem definir um segmento relativamente pequeno, ou “Nicho”, dentro de um mercado maior para atingir o que é chamado de “Marketing de Nicho”. Uma série de empresas famosas ilustra bem esse ponto, por exemplo: lojas especializadas que direcionam seu apelo aos adolescentes, fabrica de alimentos sem açúcar para diabéticos, calçados para jogadores de golf, e tantos outros. Desta forma, podemos dizer que “Marketing de Nicho” é o processo de direcionar- se para um segmento de mercado relativamente pequeno com um composto de marketing especifico e personalizado.
Segmentos de mercado ainda menores são conhecidos como “Micromercados” e, os esforços de marketing dirigidos para ele são chamados de “Micromarketing”. Que nada mais é, que um processo de direcionarem-se a esses segmentos de mercados pequenos e estreitamente definidos, por área, classe social, renda, entre outras. Resumindo “Micromercados” são segmentos de mercado muito pequenos como uma área de endereçamento postal, um bairro ou a vizinhança.
No outro extremo do tamanho do mercado, uma empresa pode decidir direcionar-se a consumidores individuais e individualizar e personalizar os esforços de marketing para cada um deles. Um exemplo de personalização vem em grande parte de médicos, dentistas, arquitetos, alfaiates, camiseiros e algumas empresas que agora se voltam para “Monte o seu... ou Faça você mesmo do seu jeito...”
Uma sociedade sem tempo e a crescente popularidade de opções de compra , interativa, feitas em casa, como aquelas via internet, estão levando a uma maior personalização ou customização nos mercados. Um consumidor individual vê uma propaganda nos meios de comunicação de massa, deseja o produto, vai a uma loja, faz a compra e retorna com uma versão produzida em massa daquele produto que é idêntica a de todos os outros. De outra forma, ele vê o produto, o deseja, entra no site do fabricante, solicita uma versão customizada e recebe aquela versão personalizada em casa.
Essa interatividade, combinada com capacidades tecnológicas inovadoras, permite que as empresas criem um quadro completo dos clientes individuais baseado nas características e preferências individuais deles, depois customizem os esforços de marketing, especialmente os serviços e a informação, para que se ajustem às necessidades dos clientes. A tendência atual de direcionamento aos mercados é claramente na direção dessa individualização e personalização dos mercados. Está chegando o dia em que os clientes serão capazes de escanear a sua própria imagem e “experimentar” as roupas. Um grande fabricante de artigos esportivos e de tênis mundial, já está testando um escaneador digital que mede o tamanho do sapato. Muito em breve, os clientes poderão ser capazes de utilizar programas de computador para desenhar suas próprias roupas para fabricação. Quem viver verá.
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