Um canal de marketing, também chamado de canal de distribuição, é a rede de organização que cria utilidades de tempo, lugar e posse para consumidores e usuários empresariais. Um bom exemplo para esclarecer esta definição é a indústria automobilística. Quando os veículos por ela fabricados saem da linha de montagem e da porta da fábrica, eles parecem estar totalmente prontos. Mas estão?
Na verdade, eles estão prontos somente quanto à utilidade de forma, a qual foi provida através do processo de fabricação. Mas por mais excitantes e belos que esses veículos possam ser, para serem úteis aos consumidores eles precisam estar disponíveis quando e onde estes os querem e é preciso fazer arranjos para que os consumidores possam de fato tomar posse desses veículos através de compra ou arrendamento. Em outras palavras, ainda é preciso acrescentar as utilidades de tempo, lugar e posse para que esses veículos estejam prontos do ponto de vista da satisfação das necessidades dos clientes. São os canais de marketing ou canais de distribuição que criam essas outras utilidades – não apenas para a indústria automobilística, mas também para milhões de outros produtos.
Desta forma, utilidades de tempo, lugar e posse pode ser definida como sendo as condições que possibilitam os consumidores e organizações disponham de produtos para usar quando e onde os quiserem.
A criação de utilidades de tempo, lugar e posse pode resultar em canais de marketing simples ou complexos. No caso da indústria automobilística o canal é relativamente simples. Os veículos são vendidos pelo fabricante a revendedores varejistas, que por sua vez os vendem aos consumidores. Esses veículos são transportados da fábrica para os showrooms dos revendedores por transportadores rodoviários independentes, que cobram por seus serviços. Assim, os participantes desse canal de marketing/distribuição, são os fabricantes, os revendedores varejistas, os consumidores e as empresas transportadoras. Porém, somente os três primeiros pertencem ao canal de vendas, que é a parte do canal envolvida em comprar, vender e transferir a propriedade. As transportadoras, que não compram, não vendem e nem transferem a propriedade dos veículos, fazem parte do canal de facilitação. Empresas de armazenagem, seguradoras, financeiras, empresas de pesquisas de mercado e vários outros tipos de empresas também participam com freqüência como organizações de facilitação em vários canais de marketing/distribuição.
Alguns canais de marketing/distribuição são mais complexos que aqueles usados pela indústria automobilística. A cerveja e os refrigerantes, por exemplo, que vai dos fabricantes aos atacadistas, aos varejistas e então aos consumidores, tem uma organização a mais – o atacadista – em seu canal de marketing/distribuição, em comparação ao ramo automobilístico.
Os canais de vendas mais simples vão diretamente dos produtores aos clientes, como é o caso de dois gigantes, uma da área de computadores e a outra da área de cosméticos, que vendem todos os seus produtos diretamente da fábrica aos clientes, usam o canal de facilitação através do telefone, correios e internet para colocação dos pedidos.
Tanto o canal de vendas como o de facilitação são normalmente necessários para criar utilidades de tempo, lugar e posse. Mas tornou-se prática costumeira em marketing descrever e ilustrar os canais de marketing somente em termos de canal de vendas, porque é ele que envolve as funções de compra, venda e transferência de propriedade, no qual surgem quase todas as questões estratégicas do marketing.
Resumindo, existem três tipos de estruturação de canais de marketing/distribuição em pleno funcionamento no nosso país, divididos em dois, três e quatro níveis. Em dois níveis encontramos o fabricante vendendo diretamente ao consumidor, neste caso exemplificado por alguns fabricantes de cosméticos e computadores. Em três níveis, acham-se aqueles fabricantes, vendendo aos varejistas que sua por sua vez os vende aos consumidores, no caso para o auto-serviço (supermercados), lojas magazine e tantos outros. E finalmente em quatro níveis, está alocado o fabricante, que vende a um atacadista, que por sua vez vende ao varejista (retalhista) e esse por sua vez aos consumidores finais, como é o caso de pequenos supermercados, drogarias e outros.
Os canais de marketing/distribuição são importantes como componentes do composto de marketing e no sucesso geral de uma organização. Na verdade, até mesmo empresas com grande força em produtos, preço e promoção dependem desse composto de marketing.
Na verdade, eles estão prontos somente quanto à utilidade de forma, a qual foi provida através do processo de fabricação. Mas por mais excitantes e belos que esses veículos possam ser, para serem úteis aos consumidores eles precisam estar disponíveis quando e onde estes os querem e é preciso fazer arranjos para que os consumidores possam de fato tomar posse desses veículos através de compra ou arrendamento. Em outras palavras, ainda é preciso acrescentar as utilidades de tempo, lugar e posse para que esses veículos estejam prontos do ponto de vista da satisfação das necessidades dos clientes. São os canais de marketing ou canais de distribuição que criam essas outras utilidades – não apenas para a indústria automobilística, mas também para milhões de outros produtos.
Desta forma, utilidades de tempo, lugar e posse pode ser definida como sendo as condições que possibilitam os consumidores e organizações disponham de produtos para usar quando e onde os quiserem.
A criação de utilidades de tempo, lugar e posse pode resultar em canais de marketing simples ou complexos. No caso da indústria automobilística o canal é relativamente simples. Os veículos são vendidos pelo fabricante a revendedores varejistas, que por sua vez os vendem aos consumidores. Esses veículos são transportados da fábrica para os showrooms dos revendedores por transportadores rodoviários independentes, que cobram por seus serviços. Assim, os participantes desse canal de marketing/distribuição, são os fabricantes, os revendedores varejistas, os consumidores e as empresas transportadoras. Porém, somente os três primeiros pertencem ao canal de vendas, que é a parte do canal envolvida em comprar, vender e transferir a propriedade. As transportadoras, que não compram, não vendem e nem transferem a propriedade dos veículos, fazem parte do canal de facilitação. Empresas de armazenagem, seguradoras, financeiras, empresas de pesquisas de mercado e vários outros tipos de empresas também participam com freqüência como organizações de facilitação em vários canais de marketing/distribuição.
Alguns canais de marketing/distribuição são mais complexos que aqueles usados pela indústria automobilística. A cerveja e os refrigerantes, por exemplo, que vai dos fabricantes aos atacadistas, aos varejistas e então aos consumidores, tem uma organização a mais – o atacadista – em seu canal de marketing/distribuição, em comparação ao ramo automobilístico.
Os canais de vendas mais simples vão diretamente dos produtores aos clientes, como é o caso de dois gigantes, uma da área de computadores e a outra da área de cosméticos, que vendem todos os seus produtos diretamente da fábrica aos clientes, usam o canal de facilitação através do telefone, correios e internet para colocação dos pedidos.
Tanto o canal de vendas como o de facilitação são normalmente necessários para criar utilidades de tempo, lugar e posse. Mas tornou-se prática costumeira em marketing descrever e ilustrar os canais de marketing somente em termos de canal de vendas, porque é ele que envolve as funções de compra, venda e transferência de propriedade, no qual surgem quase todas as questões estratégicas do marketing.
Resumindo, existem três tipos de estruturação de canais de marketing/distribuição em pleno funcionamento no nosso país, divididos em dois, três e quatro níveis. Em dois níveis encontramos o fabricante vendendo diretamente ao consumidor, neste caso exemplificado por alguns fabricantes de cosméticos e computadores. Em três níveis, acham-se aqueles fabricantes, vendendo aos varejistas que sua por sua vez os vende aos consumidores, no caso para o auto-serviço (supermercados), lojas magazine e tantos outros. E finalmente em quatro níveis, está alocado o fabricante, que vende a um atacadista, que por sua vez vende ao varejista (retalhista) e esse por sua vez aos consumidores finais, como é o caso de pequenos supermercados, drogarias e outros.
Os canais de marketing/distribuição são importantes como componentes do composto de marketing e no sucesso geral de uma organização. Na verdade, até mesmo empresas com grande força em produtos, preço e promoção dependem desse composto de marketing.
Nenhum comentário:
Postar um comentário