terça-feira, 30 de março de 2010

Mídia - O Poder e os Seus Caminhos.

Há quem diga, que a mídia representa "O Quarto Poder" em uma nação.
Na sociedade contemporânea, a mídia constitui um dos fatores fundamentais na formação do que é comumente conhecido como “opinião pública”.
Mídia é um vocábulo latino que em português significam meios, tendo sido importado para a nossa língua, via inglês (em que é pronunciada mídia), com a acepção de meios de comunicação. Reproduzindo a pronúncia inglesa, o termo (no Brasil) é quase sempre adaptado para mídia. Adotando a origem e pronúncia latina, a palavra grafa-se de média.
Podemos distinguir os tipos de média consoante a sua origem em média capturada (vídeo, áudio, fotografia) e média sintetizados (texto, gráfico, animação) como "meio de comunicação".
O termo "meio de comunicação" refere-se ao instrumento ou à forma de conteúdo utilizados para a realização do processo comunicacional. Quando referido a comunicação de massa, pode ser considerado sinônimo de mídia. Entretanto, outros meios de comunicação, como o telefone, não são massivos e sim individuais (ou interpessoais) e eles se subdividem-se em: Sonoro: telefone, rádio ; Escrita: jornais, diários e revistas; Audiovisuais: televisão, cinema; Multimidia: diversos meios simultaneamente e finalmente, a Hipermídia: CD-ROM, TV e internet, que aplica a multimédia (diversos meios simultaneamente, como escrita e audiovisual).
Veículos de comunicação são os meios que divulgam as notícias e as informações. Os veículos de comunicação estão espalhados por diversos meios de comunicação, como a internet, a televisão, rádio, jornais e revistas.
O Jornal é um dos mais antigos veículos de informações, sua cobertura é basicamente em áreas metropolitanas com disponibilidade de edições locais ou regionalizadas por bairros.
A Revista com publicação, na maioria das vezes, para grandes regiões, muitas vezes até mundial, tem alta qualidade gráfica com maior elaboração nos tipos de propagandas. Tem boa seletividade com relação ao público já que cada tipo de revista é voltada para grupos específicos.
O Rádio enquadra sua principal vantagem na flexibilidade, porém com delimitação de sua cobertura devido sua área de transmissão.
A Televisão é um excelente meio de comunicação pois possibilita um impacto dramático ao seu público combinando som e movimento.
A Internet apesar de sua ampla cobertura de mercado, baixos custos e interatividade ainda atinge pouco o público brasileiro pela dificuldade no acesso para classes mais baixas. Porém é uma grande promessa para comunicação de massa, o que já vem ocorrendo em países mais desenvolvidos.
Se, inicialmente, o termo "meios de comunicação" se referia basicamente a jornais, rádio e televisões, no final do século XX a Internet também entrou fortemente no setor. Para alguns, também os “telefones celulares” já podem ser considerados uma mídia.

2 comentários:

FNR disse...

Professor!!! Posso lhe chamar assim??? Pois o sr., para mim, é um mestre e estou aprendendo muito com o seu blog. Foi um achado, uma bênção!!! Parabéns pelas matérias, muito bem elaboradas!!!
Vou continuar sempre lendo... Posso colocar algumas no meu blog??? Lógico... sempre colocando a sua referência...
Abs... fique em paz!!!

Francisco A.Raymundo disse...

Muito obrigado pelo seu elegante e gentil comentário. Fique a vontade para inserir no seu Blog o assunto que mais lhe convier.
Um grande abraço

Francisco A.Raymundo