A segunda maior responsabilidade social do marketing é aderir consistentemente a códigos éticos de comportamento. A maioria das organizações cumpre essa responsabilidade. A despeito das exceções amplamente divulgadas que os meios de comunicação têm usado para ajudar a criar uma imagem que os negócios não são éticos, hoje, no mundo todo, muitas empresas são empreendimentos morais, lideradas por pessoas de caráter impecável. O prumo moral de muitos empreendimentos está sob o sólido controle dos executivos, particularmente do diretor-presidente e, seus vices, incluindo aí, o de marketing, que lideram pelo exemplo e encorajam uma cultura empresarial de honestidade e decência.
Com freqüência essas empresas têm códigos de ética formais que todos os funcionários concordam em respeitar. Eles são comumente aceitos como “dados” por todos os colaboradores. Algumas empresas maiores têm nomeado um “ouvidor” para melhor promover o comportamento ético. Esses indivíduos ajudam os executivos nas decisões difíceis e provêem um porto seguro para enfrentar turbulências. Essas linhas de orientação refletem a preocupação quanto a tratar os clientes de maneira justa e decente, mas também, expressam mais preocupações gerais – como respeitar os direitos de propriedade intelectual dos outros, cuidar do meio ambiente e encorajar serviços comunitários. Vale ressaltar, que enquanto algumas empresas concentram seu código mais na ética nos negócios, outras em um contrato social mais geral.
As empresas no mundo todo estão mais preocupadas com os direitos de propriedade intelectual (como não roubar patentes, direitos autorais e informações confidenciais) e com práticas de compras éticas. Isso significa que algumas empresas estão mais preocupadas em assegurar-se que seus compradores não recebam propinas e sejam indulgentes com os outros comportamentos éticos e menos preocupadas com o comportamento das suas próprias práticas de marketing (como oferecer propinas)? Qualquer que seja a opinião, isso lembra que o comércio ético exige que tanto o comprador como o vendedor comportem-se eticamente. As empresas de um modo geral parecem tratar as questões de compras e do marketing na mesma proporção. Algumas estão mais preocupadas com as questões ambientais, sugerindo que essa preocupação seja a parte mais importante do “contrato social” e da cultura de outras.
Para se ter uma idéia da importância desse assunto, a Associação Americana de Marketing, através de seus membros, comprometem-se com uma conduta profissional ética. Eles se reúnem periodicamente em assembléia para subscrever esse “Código de Ética” que abrange diversos itens.
Qualquer membro dessa associação que viole qualquer prescrição desse “Código de Ética” pode ter seu registro nessa entidade suspenso ou revogado.
Com freqüência essas empresas têm códigos de ética formais que todos os funcionários concordam em respeitar. Eles são comumente aceitos como “dados” por todos os colaboradores. Algumas empresas maiores têm nomeado um “ouvidor” para melhor promover o comportamento ético. Esses indivíduos ajudam os executivos nas decisões difíceis e provêem um porto seguro para enfrentar turbulências. Essas linhas de orientação refletem a preocupação quanto a tratar os clientes de maneira justa e decente, mas também, expressam mais preocupações gerais – como respeitar os direitos de propriedade intelectual dos outros, cuidar do meio ambiente e encorajar serviços comunitários. Vale ressaltar, que enquanto algumas empresas concentram seu código mais na ética nos negócios, outras em um contrato social mais geral.
As empresas no mundo todo estão mais preocupadas com os direitos de propriedade intelectual (como não roubar patentes, direitos autorais e informações confidenciais) e com práticas de compras éticas. Isso significa que algumas empresas estão mais preocupadas em assegurar-se que seus compradores não recebam propinas e sejam indulgentes com os outros comportamentos éticos e menos preocupadas com o comportamento das suas próprias práticas de marketing (como oferecer propinas)? Qualquer que seja a opinião, isso lembra que o comércio ético exige que tanto o comprador como o vendedor comportem-se eticamente. As empresas de um modo geral parecem tratar as questões de compras e do marketing na mesma proporção. Algumas estão mais preocupadas com as questões ambientais, sugerindo que essa preocupação seja a parte mais importante do “contrato social” e da cultura de outras.
Para se ter uma idéia da importância desse assunto, a Associação Americana de Marketing, através de seus membros, comprometem-se com uma conduta profissional ética. Eles se reúnem periodicamente em assembléia para subscrever esse “Código de Ética” que abrange diversos itens.
Qualquer membro dessa associação que viole qualquer prescrição desse “Código de Ética” pode ter seu registro nessa entidade suspenso ou revogado.
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