segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Marketing - Criação de valor.

Uma oferta de Marketing só alcançará êxito se proporcionar valor ao seu Mercado-Alvo. O cliente recebe benefícios e assume custos, por isso definimos valor como a razão entre tudo aquilo que o cliente recebe e tudo o que sacrifica ao fechar um acordo. É muito mais complexo do que uma simples troca comercial. Os benefícios incluem benefícios funcionais e emocionais, os custos incluem custos monetários, de tempo, de energia e psicológicos.
O cliente está sempre optando entre diferentes ofertas de valor, e escolherá sempre aquela que lhe oferecer a melhor relação custo/benefício. O executivo de marketing deve aumentar o valor da oferta para o cliente com diversas estratégias:

* Aumento de Benefícios.
* Redução de Custos.
* Aumento de Benefícios e Redução de Custos.
* Aumento de Benefícios em proporção maior do que o aumento de
custos.
* Redução de Benefícios em proporção menor do que redução de custos.

Os clientes comprarão da empresa que, segundo a percepção deles, oferecer maior valor. A probabilidade de satisfação e repetição da compra depende diretamente da oferta atender ou não a expectativa de valor.
Estima-se que o custo de atrair um novo consumidor é cinco vezes o custo de manter um consumidor fiel. Assim, uma das principais tarefas do Marketing é manter seus consumidores satisfeitos. A satisfação do mercado-alvo depende diretamente do desempenho da oferta em relação às expectativas dos clientes. A expectativa por sua vez é construída a partir de experiências anteriores dos consumidores e da reputação, promessas e informações fornecidas pela empresa.
O cliente ficará satisfeito se o desempenho alcançar suas expectativas e insatisfeito se não alcançar. Se o desempenho for além e superar as expectativas, o cliente então ficará altamente satisfeito ou encantado. Um cliente encantado vale dez vezes mais para a empresa do que um cliente satisfeito, isso porque os altamente satisfeitos são muito menos propensos a mudar para a concorrência quando parece surgir oferta melhor.
Aí fica a pergunta: Qual é exatamente a importância de um bom nome de marca, logo ou marca registrada? Eles são mensuráveis? Você reconhece esses?
Lembrando que valor de marca é o valor de mercado baseada na sua reputação e na sua clientela.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Marketing - Missão Corporativa no Planejamento Estratégico.

Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em contínua mudança; o Planejamento Estratégico orientado ao Mercado cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantêm um compromisso com o lucro, o crescimento e sua missão organizacional. O estabelecimento de um Planejamento Estratégico de Marketing envolve quatro atividades:
* Definição da missão corporativa.
* Análise da situação atual.
* Formulação de objetivos.
* Formulação de estratégias.
* Implementação, Feedback e controle
.
Qual o nosso negócio? Quem é o cliente? O que tem valor para o cliente? A Missão Corporativa deve responder a estas perguntas aparentemente simples, mas que estão entre as mais difíceis que uma corporação terá que responder.
As empresas tal como as pessoas, precisam de uma Missão. Corporações como entidades e pessoas como indivíduos compartilham características comuns. Com o passar do tempo, desenvolvem personalidades que formam suas filosofias que motivam sua ação. E sem um propósito ou missão, ambas as pessoas e as empresas ficam enfraquecidas. Formar a identidade de uma corporação começa na definição de sua missão, a razão de ser — seu propósito, enfoque, meta. Toda empresa, não importando o quanto grande ou pequena ela seja, necessita uma declaração de missão como uma fonte de direcionamento — um tipo de bússola — que permite a seus empregados, a seus clientes, e também a seus acionistas saberem o que a empresa representa e para onde liderá-la.

* Exemplo: "O propósito de uma fabricante de telefones celulares é atender de maneira honrosa as necessidades da comunidade, oferecendo produtos e serviços de qualidade superior a um preço justo e fazê-lo de modo a obter um lucro adequado para possibilitar crescimento da empresa como um todo e com isso fornecer a oportunidade para que seus funcionários e acionistas alcancem objetivos pessoais razoáveis."
A missão deve ainda ser definida em termos de necessidades e não produtos. Assim a fabricante de copiadoras não quer fabricar copiadoras, mas ajudar a melhorar a produtividade dos escritórios e assim por diante.
As melhores missões são aquelas guiadas por uma visão utópica de realização, uma espécie de sonho impossível que fornece um direcionamento a longo prazo.