segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Marketing - Criação de valor.

Uma oferta de Marketing só alcançará êxito se proporcionar valor ao seu Mercado-Alvo. O cliente recebe benefícios e assume custos, por isso definimos valor como a razão entre tudo aquilo que o cliente recebe e tudo o que sacrifica ao fechar um acordo. É muito mais complexo do que uma simples troca comercial. Os benefícios incluem benefícios funcionais e emocionais, os custos incluem custos monetários, de tempo, de energia e psicológicos.
O cliente está sempre optando entre diferentes ofertas de valor, e escolherá sempre aquela que lhe oferecer a melhor relação custo/benefício. O executivo de marketing deve aumentar o valor da oferta para o cliente com diversas estratégias:

* Aumento de Benefícios.
* Redução de Custos.
* Aumento de Benefícios e Redução de Custos.
* Aumento de Benefícios em proporção maior do que o aumento de
custos.
* Redução de Benefícios em proporção menor do que redução de custos.

Os clientes comprarão da empresa que, segundo a percepção deles, oferecer maior valor. A probabilidade de satisfação e repetição da compra depende diretamente da oferta atender ou não a expectativa de valor.
Estima-se que o custo de atrair um novo consumidor é cinco vezes o custo de manter um consumidor fiel. Assim, uma das principais tarefas do Marketing é manter seus consumidores satisfeitos. A satisfação do mercado-alvo depende diretamente do desempenho da oferta em relação às expectativas dos clientes. A expectativa por sua vez é construída a partir de experiências anteriores dos consumidores e da reputação, promessas e informações fornecidas pela empresa.
O cliente ficará satisfeito se o desempenho alcançar suas expectativas e insatisfeito se não alcançar. Se o desempenho for além e superar as expectativas, o cliente então ficará altamente satisfeito ou encantado. Um cliente encantado vale dez vezes mais para a empresa do que um cliente satisfeito, isso porque os altamente satisfeitos são muito menos propensos a mudar para a concorrência quando parece surgir oferta melhor.
Aí fica a pergunta: Qual é exatamente a importância de um bom nome de marca, logo ou marca registrada? Eles são mensuráveis? Você reconhece esses?
Lembrando que valor de marca é o valor de mercado baseada na sua reputação e na sua clientela.

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