Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em contínua mudança; o Planejamento Estratégico orientado ao Mercado cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantêm um compromisso com o lucro, o crescimento e sua missão organizacional. O estabelecimento de um Planejamento Estratégico de Marketing envolve quatro atividades:
* Definição da missão corporativa.
* Análise da situação atual.
* Formulação de objetivos.
* Formulação de estratégias.
* Implementação, Feedback e controle.
* Análise da situação atual.
* Formulação de objetivos.
* Formulação de estratégias.
* Implementação, Feedback e controle.
Qual o nosso negócio? Quem é o cliente? O que tem valor para o cliente? A Missão Corporativa deve responder a estas perguntas aparentemente simples, mas que estão entre as mais difíceis que uma corporação terá que responder.
As empresas tal como as pessoas, precisam de uma Missão. Corporações como entidades e pessoas como indivíduos compartilham características comuns. Com o passar do tempo, desenvolvem personalidades que formam suas filosofias que motivam sua ação. E sem um propósito ou missão, ambas as pessoas e as empresas ficam enfraquecidas. Formar a identidade de uma corporação começa na definição de sua missão, a razão de ser — seu propósito, enfoque, meta. Toda empresa, não importando o quanto grande ou pequena ela seja, necessita uma declaração de missão como uma fonte de direcionamento — um tipo de bússola — que permite a seus empregados, a seus clientes, e também a seus acionistas saberem o que a empresa representa e para onde liderá-la.
* Exemplo: "O propósito de uma fabricante de telefones celulares é atender de maneira honrosa as necessidades da comunidade, oferecendo produtos e serviços de qualidade superior a um preço justo e fazê-lo de modo a obter um lucro adequado para possibilitar crescimento da empresa como um todo e com isso fornecer a oportunidade para que seus funcionários e acionistas alcancem objetivos pessoais razoáveis."
A missão deve ainda ser definida em termos de necessidades e não produtos. Assim a fabricante de copiadoras não quer fabricar copiadoras, mas ajudar a melhorar a produtividade dos escritórios e assim por diante.
As melhores missões são aquelas guiadas por uma visão utópica de realização, uma espécie de sonho impossível que fornece um direcionamento a longo prazo.
As empresas tal como as pessoas, precisam de uma Missão. Corporações como entidades e pessoas como indivíduos compartilham características comuns. Com o passar do tempo, desenvolvem personalidades que formam suas filosofias que motivam sua ação. E sem um propósito ou missão, ambas as pessoas e as empresas ficam enfraquecidas. Formar a identidade de uma corporação começa na definição de sua missão, a razão de ser — seu propósito, enfoque, meta. Toda empresa, não importando o quanto grande ou pequena ela seja, necessita uma declaração de missão como uma fonte de direcionamento — um tipo de bússola — que permite a seus empregados, a seus clientes, e também a seus acionistas saberem o que a empresa representa e para onde liderá-la.
* Exemplo: "O propósito de uma fabricante de telefones celulares é atender de maneira honrosa as necessidades da comunidade, oferecendo produtos e serviços de qualidade superior a um preço justo e fazê-lo de modo a obter um lucro adequado para possibilitar crescimento da empresa como um todo e com isso fornecer a oportunidade para que seus funcionários e acionistas alcancem objetivos pessoais razoáveis."
A missão deve ainda ser definida em termos de necessidades e não produtos. Assim a fabricante de copiadoras não quer fabricar copiadoras, mas ajudar a melhorar a produtividade dos escritórios e assim por diante.
As melhores missões são aquelas guiadas por uma visão utópica de realização, uma espécie de sonho impossível que fornece um direcionamento a longo prazo.
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