segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Marketing Direcionado e os Mercados – Processo que Gera Resultados.

Um mercado é qualquer indivíduo, grupo de indivíduos ou organizações que queiram, estejam habilitados ou sejam capazes de adquirir um produto de uma empresa. Por exemplo, se você quiser um automóvel zero km, você está no mercado de carros zero. Antes que uma empresa possa efetivamente comercializar os produtos dela para você ou, para todos os efeitos, qualquer outro membro do mercado, ela deve entender plenamente o que você quer e necessita daquele produto. Contudo, o que se quer e deseja de um produto não é o mesmo para todos em um mercado. Por exemplo, você e sua esposa podem querer um automóvel novo; porém, as chances de cada um de vocês quererem um tipo de carro são grandes. Você pode querer um carro esporte, vermelho, pequeno e veloz, enquanto sua esposa gostaria de um carro grande branco, seguro, confortável e econômico.
Geralmente, grupos diferentes de clientes terão necessidades diferenciadas de produtos específicos, ou de uma demanda heterogênea. Em outro exemplo, os adolescentes podem querer jeans com um corte atual, trabalhadores da construção civil, jeans duráveis, e clientes com mais idade, jeans confortáveis. Existem diferenças reais entre as preferências de produtos. Isso significa que uma empresa, querendo atingir esses diferentes grupos de consumidores, deve dividir o mercado em grupos distintos baseada nessas diferenças e, então, analisar em detalhe cada grupo, de modo a poder entender plenamente o que o consumidor necessita e deseja dos produtos que compra.
A separação dos mercados em grupos distintos baseada em características homogêneas (semelhantes) é chamada segmentação de mercado, e é critica para atingir consumidores que têm necessidades diferentes de um produto. Cada uma das divisões do mercado, ou segmento de mercado, que uma empresa seleciona para atingir com os seus esforços de marketing é um mercado-alvo seu. Esse processo de combinação de um composto de marketing especializado com as necessidades de um segmento específico é critico para o sucesso de marketing de um produto e é chamado de marketing direcionado. Para ilustrar, apenas imagine o provável sucesso (fracasso) de casos nos quais as necessidades do mercado não combinam com o composto de marketing. Coisa como, música heavymetal tocando no saguão de um hotel de luxo.
Nos anos 60 as empresas eram orientadas basicamente para o produto e seu mercado alvo era seu próprio país.
Nos anos 80 e 90 a orientação passou a ser para o mercado e, atualmente a ênfase é o aprimoramento do processo de aquisição e consumo, manter os clientes existentes e buscar inovações por meio de estudos de como os usuários de ponta consomem produtos e serviços específicos.
Uma empresa em geral, não pretenderá atingir e fazer apelos a todos os membros de um mercado inteiro da mesma maneira, mas poderá concentrar-se em grupos selecionados de clientes. Dependendo de muitos fatores, as empresas podem se direcionar a qualquer número de segmento e cada um deles pode ser tão pequenos a ponto de ser constituído por apenas um consumidor ou tão grande quanto o mercado de massa inteiro.
Tais esforços coexistem com a realidade do mercado de negócios como um canal privilegiado de relacionamento para encantar seu principal público, os clientes.

Nenhum comentário: