A cada ano, as empresas gastam mais com embalagens do que com publicidade. Conforme os mercados amadurecem e a diferenciação competitiva estreitou-se, a embalagem tornou-se um componente muito importante da estratégia de marketing. Às vezes, uma empresa esquece que o produto é embalado e que não só o produto é vendido e adquirido. Freqüentemente, a embalagem de um produto é o seu esforço de marketing mais distintivo. A embalagem desempenha uma série de funções essências:
* Proteção: Uma embalagem deve proteger o produto em diversas situações diferentes: no depósito do fabricante, durante a remessa para o atacadista e o varejista, no depósito do vendedor e no transporte do produto para o ponto final de consumo do cliente.
* Identificação: A embalagem de um produto, particularmente uma que seja distintiva, ajuda os clientes a identificar o produto em uma loja abarrotada de mercadorias. O caso clássico de uma exposição que atrai o olhar são os refrigerantes, produtos de limpeza e tantos outros, pelo tamanho, forma e cores diferentes.
* Informação: A embalagem fornece um meio de comunicação com o cliente. Um cliente melhor informado obtém um melhor desempenho de um produto.
* Embalagem para intensificar a utilização: Diversas embalagens inovadoras acrescentaram uma conveniência real ao uso do produto. Por exemplo, alguns pratos congelados, produtos de laticínios como requeijão e vários outros. Em alguns casos, essa nova embalagem ajuda aumentar substancialmente, as vendas.
* Embalagem para aperfeiçoar o descarte: Uma embalagem que seja biodegradável ou feita de materiais recicláveis apelará aos segmentos de mercado ambientalmente conscientes e ecológicos.
* Embalagem para reforçar a aceitação do canal: Novas tecnologias de remessa e estocagem podem exigir dimensões de embalagem padrão. Eficiência cúbica é o termo que descreve com que eficiência uma embalagem ocupa o depósito, o transporte e o espaço de exposição. Caixas têm mais eficiência cúbica do que latas, e latas podem ser mais eficientes do que a maioria das garrafas. A embalagem que se ajusta às necessidades dos membros dos canais de distribuição está mais sujeita a ser adotada do que as concorrentes que não o fazem.
Finalmente, uma embalagem eficiente acrescenta valor ao produto. Por exemplo, como abrir e fechar, misturar, processar e cozinhar podem ser intensificadas ou facilitadas por embalagens criativas. Uma embalagem também continua a comunicar na mesa da cozinha, no balcão da oficina e, ainda mais importante durante o uso do produto. As empresas que subestimam o poder da embalagem do produto estão cometendo um grande erro tático.
Um cliente pode dizer muito sobre uma empresa através dos rótulos que seus produtos possuem. Se o rótulo parece ser uma lembrança tardia e contém somente o que é legalmente exigido, então a conclusão é óbvia. Por outro lado, um rótulo orientado para o cliente tende a servir as seguintes funções:
1. Identificar o fabricante, o pais de origem, junto ao código de barras, os ingredientes ou materiais que compõe o produto;
2. Registrar o prazo de validade e a classificação do conteúdo baseado em padrões prescritos pelas autoridades governamentais;
3. Modo de usar o produto;
4. Advertir sobre usos errados potenciais;
5. Fornecer instruções sobre os cuidados, de uma maneira de fácil entendimento, e
6. Servir como ligação de comunicação importante entre usuário, compradores eventuais e empresa.
Um rótulo de qualidade sinaliza um produto de qualidade. Com freqüência, o rótulo também deve ser designado para o segmento de mercado. Por exemplo, os idosos necessitam rótulos com letras maiores. Além disso, como muitos clientes jogam fora às instruções e a embalagem, a única maneira que eles podem contatar um fabricante é através das informações no rótulo.
Lembre-se que a embalagem e o rótulo são os seus melhores vendedores, sem que você os tenha que contratar. Pense nisso.
* Proteção: Uma embalagem deve proteger o produto em diversas situações diferentes: no depósito do fabricante, durante a remessa para o atacadista e o varejista, no depósito do vendedor e no transporte do produto para o ponto final de consumo do cliente.
* Identificação: A embalagem de um produto, particularmente uma que seja distintiva, ajuda os clientes a identificar o produto em uma loja abarrotada de mercadorias. O caso clássico de uma exposição que atrai o olhar são os refrigerantes, produtos de limpeza e tantos outros, pelo tamanho, forma e cores diferentes.
* Informação: A embalagem fornece um meio de comunicação com o cliente. Um cliente melhor informado obtém um melhor desempenho de um produto.
* Embalagem para intensificar a utilização: Diversas embalagens inovadoras acrescentaram uma conveniência real ao uso do produto. Por exemplo, alguns pratos congelados, produtos de laticínios como requeijão e vários outros. Em alguns casos, essa nova embalagem ajuda aumentar substancialmente, as vendas.
* Embalagem para aperfeiçoar o descarte: Uma embalagem que seja biodegradável ou feita de materiais recicláveis apelará aos segmentos de mercado ambientalmente conscientes e ecológicos.
* Embalagem para reforçar a aceitação do canal: Novas tecnologias de remessa e estocagem podem exigir dimensões de embalagem padrão. Eficiência cúbica é o termo que descreve com que eficiência uma embalagem ocupa o depósito, o transporte e o espaço de exposição. Caixas têm mais eficiência cúbica do que latas, e latas podem ser mais eficientes do que a maioria das garrafas. A embalagem que se ajusta às necessidades dos membros dos canais de distribuição está mais sujeita a ser adotada do que as concorrentes que não o fazem.
Finalmente, uma embalagem eficiente acrescenta valor ao produto. Por exemplo, como abrir e fechar, misturar, processar e cozinhar podem ser intensificadas ou facilitadas por embalagens criativas. Uma embalagem também continua a comunicar na mesa da cozinha, no balcão da oficina e, ainda mais importante durante o uso do produto. As empresas que subestimam o poder da embalagem do produto estão cometendo um grande erro tático.
Um cliente pode dizer muito sobre uma empresa através dos rótulos que seus produtos possuem. Se o rótulo parece ser uma lembrança tardia e contém somente o que é legalmente exigido, então a conclusão é óbvia. Por outro lado, um rótulo orientado para o cliente tende a servir as seguintes funções:
1. Identificar o fabricante, o pais de origem, junto ao código de barras, os ingredientes ou materiais que compõe o produto;
2. Registrar o prazo de validade e a classificação do conteúdo baseado em padrões prescritos pelas autoridades governamentais;
3. Modo de usar o produto;
4. Advertir sobre usos errados potenciais;
5. Fornecer instruções sobre os cuidados, de uma maneira de fácil entendimento, e
6. Servir como ligação de comunicação importante entre usuário, compradores eventuais e empresa.
Um rótulo de qualidade sinaliza um produto de qualidade. Com freqüência, o rótulo também deve ser designado para o segmento de mercado. Por exemplo, os idosos necessitam rótulos com letras maiores. Além disso, como muitos clientes jogam fora às instruções e a embalagem, a única maneira que eles podem contatar um fabricante é através das informações no rótulo.
Lembre-se que a embalagem e o rótulo são os seus melhores vendedores, sem que você os tenha que contratar. Pense nisso.
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