sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

* Marketing – Marcas emergentes.



“Marcas emergentes do mundo todo estão atendendo aos desejos da classe média emergente do mundo todo.”

Enquanto nas duas últimas décadas mercados desenvolvidos atendiam às necessidades de países emergentes, e mercados emergentes satisfaziam o desejo de países desenvolvidos; o que podemos esperar agora é uma explosão de produtos e serviços de mercados emergentes para mercados emergentes.
Pense em todas as marcas brasileiras e chinesas que já atendem a classe média na Turquia, Índia ou África do Sul. Ou vice-versa.

Além disso, como estas marcas de mercados emergentes já possuem experiência de atuação em mercados de rápida ascensão e já estão acostumadas a atender classes médias cada vez mais poderosas,  podemos esperar que as próximas potências de mercado de massa venham de fato de mercados emergentes.

Os números são interessantes:  em 2013, o PIB de mercados emergentes irá ultrapassar o de mercados desenvolvidos pela primeira vez (de acordo com a metodologia Purchasing Power Parity). São USD 44,2 trilhões versus USD 42,7 trilhões. (Fonte: IMF, outubro de 2012).

Um bom exercício para qualquer empreendedor com ambições globais (atuante ou não em um mercado emergente): pergunte-se quem são os novos players mais potentes da sua indústria. Não sabe por onde começar? 

Em outubro de 2012, a marca brasileira Amazonas Sandals anunciou planos de abrir uma loja em Guangzhou, na China, no início de 2013. Amazonas Sandals usa matéria-prima bruta de árvores seringueiras do Brasil, e a borracha de suas sandálias são feitas com 80% de material reciclado.

Em outubro de 2012, Lenovo  começou a vender uma linha de smartphones na Indonésia; desde tops de linha como K860 com câmera de 8 megapixels e 8GB de memória até aparelhos mais acessíveis. O fabricante também anunciou que iria lançar um smartphone para o mercado indiano até março de 2013, procurando consolidar a sua posição como a segunda maior fabricante de smartphones na China.

* Fonte : www.trendwatching.com



                                                                                                                         

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