terça-feira, 15 de julho de 2008

A Evolução do Marketing

Do ponto de vista tradicional, a maioria das matérias e de livros introdutórios ao marketing, disponíveis no mercado, apresenta seu desenvolvimento histórico e filosófico em termos de eras.

Era da produção, era das vendas, era do marketing e a era do marketing de relacionamento.

A era da produção baseou-se na atitude filosófica de que bons produtos venderiam a si mesmos. Diz-se que a era da produção caracterizou-se pelas companhias que se concentravam no desenvolvimento de técnicas de produção em massa, na crença de que os bons produtos tivessem preços acessíveis e fossem amplamente disponíveis, o público consumidor iria criar um rastro até as portas dos fabricantes desses produtos. O automóvel modelo T, de Henry Ford e o desenvolvimento da produção em linha de montagem são, freqüentemente, apontados como exemplos fundamentais dessa era. Durante a era da produção, o marketing desempenhou um papel secundário.

A era das vendas fixou-se na realidade da era da produção em pilhas de estoques encalhados porque o produto não vendia a si mesmo. Os clientes nem sempre querem o melhor produto do mercado. Se quisessem, todos estariam usando relógios Rolex e dirigindo automóveis Mercedes Benz ou algo semelhante. A filosofia dominante na era da vendas era encontrar clientes para os estoques ainda não vendidos. Foram desenvolvidas campanhas publicitárias para convencer os clientes a comprar produtos que, de outra maneira, não iriam adquirir. Em essência, durante a era das vendas, as companhias tentavam vender o que produziam em oposição a produzir o que podiam vender. Durante a era das vendas, o marketing continuava a desempenhar um papel secundário em relação a outras áreas, como a de engenharia, a de produção e a de finanças. Ao longo dessa era, o diretor do departamento de marketing atuava muito mais como um gerente de vendas.

A era do marketing deu inicio através do conhecimento adquirido dos erros cometidos durante as eras da produção e das vendas, as organizações de negócios começaram a considerar o valor da informação de mercado como prioritária para fazer planos para a produção. Como resultado, a era de marketing é caracterizada pela importância colocada na identificação e satisfação das necessidades e dos desejos dos consumidores antes de produzirem os produtos. A base lógica era que a empresa produziria somente aquilo que o consumidor quisesse e este, então, iria adquirir o produto. Durante essa era, o marketing passou para a linha de frente da estratégia de negócios e satisfazer as necessidades dos clientes tornou-se responsabilidade de todos na organização.

A era do marketing de relacionamento, também chamada de “Marketing de Conquista” começou nos anos 90 e tornou-se fundamental nos tempos modernos, porque nada mais é senão o processo de recrutamento de novos clientes em oposição à manutenção dos existentes. Sem ignorar, é claro, que o marketing de relacionamento reconhece o valor e o potencial de lucro na conservação do cliente, criando relações comerciais para que eles continuem comprando sempre.

Em resumo podemos dizer que, o surgimento dos mercados e o desenvolvimento do campo do marketing ocorreram devido à combustão econômica espontânea. Os dois ingredientes essências dessa combustão são a especialização do trabalho e a saciação de consumo.



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