terça-feira, 24 de junho de 2008

Marketing Internacional – Oportunidades e Desafios

Para prosperar em um mundo de mudanças abruptas, de novas forças e de perigos emergentes, de influências imprevistas do exterior, as empresas precisam preparar-se e desenvolver respostas ativas. Precisam ser criadas novas estratégias, serem feitos novos planos e serem mudadas as maneiras de fazerem negócios. Para continuarem como agentes ativos na economia mundial, os governos, as empresas e os indivíduos precisam responder agressivamente com inovação, aperfeiçoamento dos processos e criatividade.

O crescimento das atividades de Marketing Internacional oferece oportunidades crescentes. Integrando conhecimentos do mundo inteiro, uma empresa internacional pode construir e fortalecer a sua posição competitiva. As empresas que dependem substancialmente de processos de produção longos podem expandir as suas atividades muito além dos seus mercados domésticos e beneficiar-se em alcançar muito mais clientes. A saturação do mercado pode ser evitada pelo alongamento ou renovação dos ciclos de vida do produto em outros países. As unidades industriais podem ser transferidas de um país para outro e os fornecedores podem ser encontrados em todos os continentes. Podem ainda, ser firmados acordos cooperativos que habilitem todas as partes a trazer maiores potencialidades para a mesa e sair com produtos melhores do que aqueles que podiam produzir sozinhos. Além disso, pesquisas mostram que as empresas que exportam crescem mais rápido, são mais produtivas e, igualmente importantes, têm funcionários que tendem a ganhar mais. Ao mesmo tempo, o Marketing Internacional permite aos clientes em todo o mundo encontrar maiores variedades de produtos por preços menores e melhorar seu conforto e estilo de vida.

As oportunidades internacionais exigem uma exploração cuidadosa. O que é necessário é a conscientização dos desenvolvimentos globais, o entendimento do seu significado e o desenvolvimento da capacidade de ajustar-se às mudanças. As empresas devem adaptar-se aos seus mercados internacionais se querem ter sucesso.

Muitas empresas não participam do mercado mundial. Os gerentes acreditam que o Marketing Internacional deveria ser realizado somente por grandes empresas multinacionais. É verdade que há alguns agentes gigantescos, de muitos países, no mercado mundial. Mas as empresas menores também são agentes importantes. Só como exemplo, 50% das exportações alemãs são geradas por empresas com menos de 20 funcionários.

Empresas e indústrias que não participam do mercado mundial têm que reconhecer que, no ambiente comercial atual, o isolamento tornou-se impossível.

Este é o grande desafio e grande oportunidade dos Gerentes de Marketing do Século XXI.

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