terça-feira, 3 de junho de 2008

Endomarketing - A nova ferramenta para o sucesso das empresas.

Endomarketing é uma das mais novas ferramentas da área da administração que busca adaptar estratégias e elementos do Marketing tradicional, o normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.

Antes de vender um produto ou serviço para seus clientes, à empresa precisa convencer seus funcionários a comprá-lo. O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto / serviço e o empregado.

E "vender" um produto, uma idéia, um posicionamento de marketing para o funcionário passa a ser tão importante quanto para o cliente. Significa torná-lo aliado no negócio, responsável pelo sucesso da corporação e igualmente preocupado com o seu desempenho.

O ritmo das mudanças na economia mundial foi sensivelmente alterado em função do efeito chamado de “Globalização”.

A internacionalização dos negócios terminou por induzir a transformação dos mercados, que agora se voltam para esse fenômeno com maior interesse e disposição de investimentos.

E quando falamos em “Globalização”, fundamentalmente tratamos da interferência direta do ser humano na idealização, preparação e execução de atividades que terminam por formatar o produto ou serviço que é entregue ao cliente.

A área de Marketing tornou-se a principal alavanca de crescimento dos negócios em larga escala. Os reflexos sobre a produção industrial foram diretos e imediatos. O setor cresceu. O mesmo movimento acontece em relação ao
Endomarketing.

Neste cenário torna-se importante o Endomarketing para o crescimento dos negócios. E o quanto isso representa para as empresas, de hoje, que souberem como estruturar seus planos de abordagem aos empregados, visando à máxima qualidade dos produtos ou serviços que oferecem aos seus clientes.

Um comentário:

Flávio disse...

Olá, Sr. Francisco, como vai?
Gostei muito de sua postagem sobre o endomarketing e gostaria de pedir um conselho, luz, ajuda, sei lá o que deve ser,
Bem, sou formado em comunicação e atuo como redator em agências de comunicação, sendo que tenho uma grande vontade de desenvolver um trabalho de endomarketing em uma empresa e não mais através de agências. Pois, mesmo tendo um acompanhamento do processo, este sempre é muito relativo para mim. Gostaria de um acompanhamento diário, para assim poder realmente produzir diferença. Boa parte de meus trabalhos de endomarketing estão no endereço: www.flavioendomarketing.blogspot.com e um pouco de meu perfil profissional, no: www.linkedin.com/in/flavioassum

Então, Sr. francisco, será que estou no caminho certo? o que devo fazer para conseguir apresentar-me à uma empresa e desenvolver um bom trabalho de endomarketing?
Um abraço,
Flávio Assumpção
flavioassum@hotmail.com