terça-feira, 10 de junho de 2008

Marketing de Serviços - Impacto Econômico do Setor

As empresas de serviços estão dominando as economias do mundo industrializado. A despeito do crescimento fenomenal das indústrias de serviços, muitas literaturas de marketing continuam a enfatizar as estratégias de marketing tradicionais, enfocando os bens tangíveis e estratégias de marketing de conquista de clientes. Enquanto isso, o mundo dos negócios demanda, além das habilidades tradicionais, o aumento das competências dos empregados para a satisfação (encantamento) dos clientes, a qualidade dos serviços e os serviços ao consumidor – habilidades que são essenciais para sustentar a base existente de clientes.
Os serviços estão em todos os lugares para onde olhamos, seja em um vôo de uma companhia aérea, uma ida a um restaurante favorito ou um passeio para compras em um Shopping Center. Claramente, os serviços incluem uma grande gama de negócios que abrangem os de serviços que visam “lucro”, os sem fins lucrativos, dos privados aos governamentais e dos profissionais àqueles sem habilitação. Dada a difusão dos negócios de serviços, é difícil entender porque só recentemente o ensino de marketing de serviços tornou-se componente importante na maioria das Universidades e Faculdades.
Claramente, os serviços e as indústrias relacionadas a ele, dominam a economia do mundo e, assim continuarão no futuro. Economias de nações outrora conhecidas pelo seu poder industrial também estão se tornando predominantemente, economias de serviços. Países como a Inglaterra, Canadá, França, Itália, Japão e Alemanha têm economias de serviços que alcançam mais de 50% dos seus Produtos Internos Brutos.
Quem quiser conhecer a importância do “Marketing de Serviços” basta visitar a Disney.

Um comentário:

Danielle Abade disse...

Ola Francisco! Sou Estudante de RP e tenho acompanhado as materias do seu blog. Es, em especial, me chamou atencao porque trabalhei para a Disney por tres meses (2008/2009) e posso dizer, pela experiencia, que as acoes de comunicacao e marketing de la sao mesmo a base dos negocios. Em espercial a comunicacao interna!
Parabens pelo blog, sucesso!

Danielle