sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Promoção de Vendas: Papéis e Objetivos

A Promoção de Vendas é uma ferramenta do Marketing, adequada para realizar 10 (dez) tarefas básicas:
- FACILITAR A APRESENTAÇÃO DE NOVOS PRODUTOS AO CANAL.
Freqüentemente, são necessárias promoções para atacadistas e varejistas para encorajá-los a trabalhar com novos produtos. Na verdade, muitos varejistas recusam-se a trabalhar com novos produtos a menos que recebam uma compensação extra na forma de desconto e em outras formas de vantagem.
2ª - OBTER COMPRAS EXPERIMENTAIS DOS CONSUMIDORES.
O profissional de Marketing depende de amostras grátis, cupons e outras promoções de vendas para encorajar compras experimentais de novos produtos. Muitos consumidores nunca experimentariam novos produtos sem esses incentivos promocionais.
3ª - ESTIMULAR O ENTUSIASMO DA FORÇA DE VENDAS POR MARCAS NOVAS, MELHORADAS OU MADURAS.
Promoções de vendas estimulantes dão aos vendedores munição extra para usar na interação com os compradores; eles revivem o entusiasmo e tornam o trabalho do vendedor mais fácil e agradável.
4ª - ANIMAR AS VENDAS DE UMA MARCA MADURA.
A promoção de vendas pode animar as vendas de uma marca madura que precisa de um reforço.
5ª - AUMENTAR O ESPAÇO PARA AS MERCADORIAS DENTRO E FORA DAS PRATELEIRAS.
As promoções de vendas orientadas para o canal possibilitam ao fabricante conseguir espaço extra por tempo limitado. Esse espaço pode ser nas prateleiras ou em uma gôndola ou display em local de boa visibilidade.
6ª - NEUTRALIZAR PUBLICIDADE E PROMOÇÕES DE VENDAS DE CONCORRENTES.
Promoções de vendas podem ser usadas para neutralizar esforços promocionais e publicitários dos concorrentes. Por exemplo, a campanha de cupons de desconto de uma empresa perde grande parte de seu apelo quando um concorrente lança, ao mesmo tempo, uma campanha com cupons de valor maior.
7ª - MANTER OS ATUAIS USUÁRIOS ENCORAJANDO A REPETIÇÂO DE COMPRA.
A mudança de marca é um fato da vida enfrentado por todos os gerentes de produtos. O uso estratégico de determinadas formas de promoção de vendas pode encorajar a repetição de compras, ao menos em curto prazo. Programas de brindes, reembolsos e vários outros dispositivos são usados para encorajar essa repetição.
8ª - AUMENTAR O USO DA MARCA ATRAVÉS DA SUPERESTOCAGEM.
Os consumidores tendem a usar mais determinados produtos (por exemplo: refrigerantes e salgadinhos) quando há mais deles à disposição em suas casas. Assim, os esforços de promoção de vendas que fazem os consumidores levar mais produtos de uma marca para casa geram, temporariamente, aumento no uso da mesma. Bônus e ofertas de dois pelo preço de um são particularmente eficazes para esse fim.
9ª - ANTECIPAR-SE AOS CONCORRENTES ENVOLVENDO OS CONSUMIDORES.
Quando os consumidores estão lotados com a marca de uma empresa, eles saem temporariamente do mercado para as marcas concorrentes. Assim, a promoção de vendas de uma marca serve para impedir as vendas das marcas concorrentes.
10ª - REFORÇAR A PUBLICIDADE.
Uma forte possibilidade é da promoção de vendas reforçar a publicidade. Assim, uma campanha pode ser grandemente fortalecida por um esforço bem coordenado de promoção de vendas.
As promoções de vendas são claramente capazes de realizar tarefas muito importantes no atual cenário econômico. Cabe exclusivamente ao executivo de marketing planejá-las com vistas ao maior retorno possível de sua campanha.






Nenhum comentário: