O desenvolvimento de novos produtos é demorado, pois deve ser tomado grande cuidado para assegurar que sejam tomadas as melhores decisões antes que o produto chegue ao canal de distribuição e aos consumidores finais. Antes de discutir os métodos para o desenvolvimento de novos produtos, é fundamental considerar o que se esta tentando alcançar efetivamente ao introduzir cada novo produto no mercado. O objetivo final da maioria das empresas é o sucesso “financeiro”, entretanto, projetos diferentes de desenvolvimento de produtos podem ter metas diferentes além das financeiras.
Os Gerentes de Desenvolvimento de Novos Produtos precisam considerar três quesitos básicos para o sucesso do projeto. Um quesito é uma medida do sucesso financeiro, mais freqüentemente a “lucratividade” do projeto. Um segundo quesito avalia o sucesso do desempenho técnico, freqüentemente medindo a “vantagem competitiva” de um ponto de vista do desempenho. O terceiro quesito consiste em duas medidas que avaliam o sucesso da perspectiva do cliente – com mais freqüência, a “fatia de mercado” e a “satisfação do cliente”.
Alcançar o sucesso do produto em um quesito não significa necessariamente que o produto alcançará sucesso em outro. Por exemplo, níveis de desempenho técnico superiores podem não levar a fatias de mercado ou à satisfação de clientes maiores. Um produto pode até alcançar níveis altos de sucesso com os clientes sem alcançar lucratividade, se nem as despesas de desenvolvimento nem o custo do produto são controlados. Infelizmente, o projeto perfeito de desenvolvimento de produto que alcança altos níveis de sucesso em todos os três quesitos, raramente existe. Freqüentemente, as empresas sacrificam algum nível de sucesso em um quesito para alcançar sucesso em outro.
O objetivo de um projeto pode ser, por exemplo, aumentar a satisfação do cliente, embora outro possa ser elevar a faixa de desempenho tecnológico para a categoria de produtos. Enquanto os lucros não são necessariamente a meta primária de qualquer projeto particular, a empresa precisa gerar lucros no todo do portfólio de produtos que compõem o seu composto de produtos.
O desenvolvimento de produtos não acontece apenas uma vez, mas deve ser repetido muitas vezes para uma empresa continuar no negócio em longo prazo. Uma vez que um produto inicial seja desenvolvido e introduzido no mercado, fatalmente os concorrentes introduzem produtos que melhoram o desempenho. Ao longo do tempo, também se tornam disponíveis novas tecnologias que permitem resolver mais problemas do cliente que não eram cobertos pela primeira geração do produto.
Desta forma o papel do marketing, no desenvolvimento de novos produtos passa necessariamente, pelas descobertas das necessidades não satisfeitas e problemas não solucionados dos clientes, nas necessidades de desenvolver produtos com vantagem competitiva e guiar produtos pela empresa.
Os Gerentes de Desenvolvimento de Novos Produtos precisam considerar três quesitos básicos para o sucesso do projeto. Um quesito é uma medida do sucesso financeiro, mais freqüentemente a “lucratividade” do projeto. Um segundo quesito avalia o sucesso do desempenho técnico, freqüentemente medindo a “vantagem competitiva” de um ponto de vista do desempenho. O terceiro quesito consiste em duas medidas que avaliam o sucesso da perspectiva do cliente – com mais freqüência, a “fatia de mercado” e a “satisfação do cliente”.
Alcançar o sucesso do produto em um quesito não significa necessariamente que o produto alcançará sucesso em outro. Por exemplo, níveis de desempenho técnico superiores podem não levar a fatias de mercado ou à satisfação de clientes maiores. Um produto pode até alcançar níveis altos de sucesso com os clientes sem alcançar lucratividade, se nem as despesas de desenvolvimento nem o custo do produto são controlados. Infelizmente, o projeto perfeito de desenvolvimento de produto que alcança altos níveis de sucesso em todos os três quesitos, raramente existe. Freqüentemente, as empresas sacrificam algum nível de sucesso em um quesito para alcançar sucesso em outro.
O objetivo de um projeto pode ser, por exemplo, aumentar a satisfação do cliente, embora outro possa ser elevar a faixa de desempenho tecnológico para a categoria de produtos. Enquanto os lucros não são necessariamente a meta primária de qualquer projeto particular, a empresa precisa gerar lucros no todo do portfólio de produtos que compõem o seu composto de produtos.
O desenvolvimento de produtos não acontece apenas uma vez, mas deve ser repetido muitas vezes para uma empresa continuar no negócio em longo prazo. Uma vez que um produto inicial seja desenvolvido e introduzido no mercado, fatalmente os concorrentes introduzem produtos que melhoram o desempenho. Ao longo do tempo, também se tornam disponíveis novas tecnologias que permitem resolver mais problemas do cliente que não eram cobertos pela primeira geração do produto.
Desta forma o papel do marketing, no desenvolvimento de novos produtos passa necessariamente, pelas descobertas das necessidades não satisfeitas e problemas não solucionados dos clientes, nas necessidades de desenvolver produtos com vantagem competitiva e guiar produtos pela empresa.
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