As empresas que são capazes de ajustar as suas estratégias de marketing para refletir as mudanças no mercado doméstico e internacional com maior rapidez que os concorrentes são capazes de sustentar uma vantagem competitiva. Com freqüência, a chave para essa vantagem reside na habilidade da empresa em coletar, organizar e agir sobre a informação que é reunida por pesquisas de mercado e sistemas de informação.
As empresas de sucesso desenvolveram uma maneira compartilhada de pensar sobre os consumidores, os concorrentes, os distribuidores e elas mesmas. As equipes de gerenciamento inter-funcional nessas empresas foram capazes de mudar os seus pensamentos sobre o mercado mais rapidamente que seus concorrentes. Esse discernimento e aprendizagem velozes também lhes deram mais tempo para inovar, imitar e evitar o gerenciamento de crises.
De uma perspectiva sociológica, um mercado é um composto de muitos agentes diversos, cada um com interesses e comportamentos distintos. As equipes que tomam decisões de marketing bem sucedidas não pensam exclusivamente em como os consumidores reagirão a um novo produto ou a uma nova tática de negócios. Pensam em como os diferentes “agentes” importantes no mercado reagirão a mudanças na estratégia de negócio da empresa. É como um jogo – você tem que prever como os diferentes agentes reagirão às suas jogadas. Alguns as receberão bem outros lhe serão indiferentes e outros as contestarão.
Tipicamente um mercado contém quatro tipos de agentes: os consumidores, os concorrentes, os membros do canal de distribuição e os reguladores – aqueles que monitoram o mercado. Cada um desses grupos pode ser subdividido em segmentos, tipos e entidades individuais. Conseqüentemente, em geral é recomendado que o estudo de mercado seja dividido em quatro tópicos: a pesquisa dos consumidores, a dos concorrentes, a do canal e a das políticas públicas.
Para muitos, pesquisas de mercado significam aquelas que se concentram nos consumidores e usuários finais do produto ou serviço. Ela pode tomar muitas e variadas formas, mas deveria sempre começar por uma pesquisa observacional de primeira mão feita pelos responsáveis pela tomada de decisões.
Em suma, pesquisa de mercado é a expressão das preferências, opiniões e motivações dos clientes e dos agentes que precisam ser escutadas.
As empresas de sucesso desenvolveram uma maneira compartilhada de pensar sobre os consumidores, os concorrentes, os distribuidores e elas mesmas. As equipes de gerenciamento inter-funcional nessas empresas foram capazes de mudar os seus pensamentos sobre o mercado mais rapidamente que seus concorrentes. Esse discernimento e aprendizagem velozes também lhes deram mais tempo para inovar, imitar e evitar o gerenciamento de crises.
De uma perspectiva sociológica, um mercado é um composto de muitos agentes diversos, cada um com interesses e comportamentos distintos. As equipes que tomam decisões de marketing bem sucedidas não pensam exclusivamente em como os consumidores reagirão a um novo produto ou a uma nova tática de negócios. Pensam em como os diferentes “agentes” importantes no mercado reagirão a mudanças na estratégia de negócio da empresa. É como um jogo – você tem que prever como os diferentes agentes reagirão às suas jogadas. Alguns as receberão bem outros lhe serão indiferentes e outros as contestarão.
Tipicamente um mercado contém quatro tipos de agentes: os consumidores, os concorrentes, os membros do canal de distribuição e os reguladores – aqueles que monitoram o mercado. Cada um desses grupos pode ser subdividido em segmentos, tipos e entidades individuais. Conseqüentemente, em geral é recomendado que o estudo de mercado seja dividido em quatro tópicos: a pesquisa dos consumidores, a dos concorrentes, a do canal e a das políticas públicas.
Para muitos, pesquisas de mercado significam aquelas que se concentram nos consumidores e usuários finais do produto ou serviço. Ela pode tomar muitas e variadas formas, mas deveria sempre começar por uma pesquisa observacional de primeira mão feita pelos responsáveis pela tomada de decisões.
Em suma, pesquisa de mercado é a expressão das preferências, opiniões e motivações dos clientes e dos agentes que precisam ser escutadas.
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