Benchmarking, considerado como atividade do Marketing Moderno, é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas com a finalidade de comparar desempenhos e identificar oportunidades de melhoria na organização que está realizando (ou monitorando) - o benchmarking.
É fundamentalmente uma ferramenta que busca a adoção das melhores práticas na indústria. Sua essência está centrada em um processo comparativo, ao identificar modelos de excelência para produtos, serviços ou processos. A aplicação do benchmarking permite à indústria adotar uma prática de melhoria contínua, orientada pelas empresas líderes, indicando a direção a ser seguida e não apenas as metas operacionais e quantificáveis que podem ser atingidas imediatamente. É um processo contínuo, pois os concorrentes jamais se acomodarão na busca por melhores níveis de desempenho.
O benchmarking é considerado um processo sistemático e contínuo de medição e comparação das práticas de uma organização com as das líderes regionais, nacionais e mundiais, no sentido de obter informações que possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Ou seja, é uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas das melhores empresas. O objetivo do benchmarking é realçar os pontos fortes e os pontos fracos da fábrica, identificando os fatores cruciais para a competitividade da empresa, e priorizando as áreas que deverão ser aprimoradas.
Existem diferentes tipos de benchmarking, de acordo com o que é comparado e com quem é comparado. Desse modo, pode-se ter uma comparação de desempenho de uma empresa em relação à outra em termos de processo, de produto e de estratégia. Já em relação a quem é comparado, há o benchmarking competitivo, quando é avaliada a posição em relação a empresas de um mesmo setor, ou interno, quando diferentes unidades de uma mesma organização são comparadas.
A partir da aplicação do benchmarking uma empresa pode obter respostas a questões como: A que distância sua empresa se encontra das líderes regionais, nacionais e mundiais? O que priorizar? - Que desafios o time gerencial enfrentará para implantar as mudanças necessárias? - Que ferramentas tecnológicas e gerenciais os melhores concorrentes do seu setor já implantaram com sucesso? Que aspectos priorizaram? - Que resultados os líderes do seu setor estão obtendo em relação aos investimentos em modernização?
Esta é uma das praticas mais comuns e fortes entre as organizações de todo o mundo. Realizar o benchmarking é importante para as bases das definições estratégicas, visto que a análise da concorrência faz parte de um processo contínuo, pois além de monitorar as mudanças do mercado, devemos estar atentos às ações e posicionamentos tomados pelos concorrentes, pois estes estarão influenciando diretamente nas futuras decisões e postura que deverão ser tomadas diante do mercado.
Para vencer os desafios do amanhã, as organizações sabem que tem que competir hoje com os melhores. Os conceitos inovadores do benchmarking, em vez das tradicionais soluções, têm sido essenciais para o sucesso de muitas empresas nesse mundo globalizado.
É fundamentalmente uma ferramenta que busca a adoção das melhores práticas na indústria. Sua essência está centrada em um processo comparativo, ao identificar modelos de excelência para produtos, serviços ou processos. A aplicação do benchmarking permite à indústria adotar uma prática de melhoria contínua, orientada pelas empresas líderes, indicando a direção a ser seguida e não apenas as metas operacionais e quantificáveis que podem ser atingidas imediatamente. É um processo contínuo, pois os concorrentes jamais se acomodarão na busca por melhores níveis de desempenho.
O benchmarking é considerado um processo sistemático e contínuo de medição e comparação das práticas de uma organização com as das líderes regionais, nacionais e mundiais, no sentido de obter informações que possam ajudar a melhorar o seu nível de desempenho. Ou seja, é uma técnica de observação e adaptação das melhores práticas das melhores empresas. O objetivo do benchmarking é realçar os pontos fortes e os pontos fracos da fábrica, identificando os fatores cruciais para a competitividade da empresa, e priorizando as áreas que deverão ser aprimoradas.
Existem diferentes tipos de benchmarking, de acordo com o que é comparado e com quem é comparado. Desse modo, pode-se ter uma comparação de desempenho de uma empresa em relação à outra em termos de processo, de produto e de estratégia. Já em relação a quem é comparado, há o benchmarking competitivo, quando é avaliada a posição em relação a empresas de um mesmo setor, ou interno, quando diferentes unidades de uma mesma organização são comparadas.
A partir da aplicação do benchmarking uma empresa pode obter respostas a questões como: A que distância sua empresa se encontra das líderes regionais, nacionais e mundiais? O que priorizar? - Que desafios o time gerencial enfrentará para implantar as mudanças necessárias? - Que ferramentas tecnológicas e gerenciais os melhores concorrentes do seu setor já implantaram com sucesso? Que aspectos priorizaram? - Que resultados os líderes do seu setor estão obtendo em relação aos investimentos em modernização?
Esta é uma das praticas mais comuns e fortes entre as organizações de todo o mundo. Realizar o benchmarking é importante para as bases das definições estratégicas, visto que a análise da concorrência faz parte de um processo contínuo, pois além de monitorar as mudanças do mercado, devemos estar atentos às ações e posicionamentos tomados pelos concorrentes, pois estes estarão influenciando diretamente nas futuras decisões e postura que deverão ser tomadas diante do mercado.
Para vencer os desafios do amanhã, as organizações sabem que tem que competir hoje com os melhores. Os conceitos inovadores do benchmarking, em vez das tradicionais soluções, têm sido essenciais para o sucesso de muitas empresas nesse mundo globalizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário