Na sua forma mais básica, o marketing trata de identificar as necessidades do consumidor e desenvolver produtos que as satisfaçam. Essas necessidades mudam constantemente a cada geração. Nos Estados Unidos, por exemplo, a chamada, geração baby boom (pós segunda guerra mundial) e a geração X (nascidas entre 1961 e 1974) fizeram suas marcas na sociedade e os negócios responderam às suas necessidades e aos seus desejos desenvolvendo uma multiplicidade de opções de produtos.
É o momento de conhecermos, então, a próxima geração – a "GERAÇÃO Y".
Mas quem é essa Geração Y.
Os membros da geração Y (também chamada de geração do milênio) são os descendentes dos baby boomers e nasceram entre 1974 e 1994.
Eles são jovens, espertos e ousados, ao mesmo tempo arrojados. Usam jeans mochilas e chinelos, no escritório ouvem iPods em suas mesas. Eles querem trabalhar, mas não querem que o trabalho seja sua vida. Esta é a geração Y. Uma força de milhões de pessoas que pela primeira vez estão entrando em suas profissões e tomando seu lugar no mercado de trabalho incrivelmente multigeracional.
Fiquem prontos, pois esta geração, cujos membros agora começam a atingir os 30 anos, é diferente daqueles que vieram antes deles.Esta geração esta entrando na força de trabalho em uma época marcada pela maior mudança demográfica de todos os tempos e as empresas estão com a sua força de trabalho envelhecendo. Pessoas com 50 anos, ou mais, de idade estão agora trabalhando ao lado de pessoas de pouco mais de 20 anos de idade, graduados por instituições conceituadas de ensino com mente fresca e arejada, e estão supervisionando trabalhadores que poderiam ser seus pais.
O impacto dessa geração no marketing e nos negócios é inegável. O simples tamanho dela inspira respeito. A geração Y é três vezes maior que a geração X e seu tamanho rivalizam com a geração baby boom. Claramente, ela difere de qualquer geração que os profissionais de marketing tenham conhecido antes. Em contraste com as gerações anteriores, a Y tem considerável responsabilidade financeira e esta fortemente envolvida nas compras familiares. Eles também entendem de Internet: muitos têm navegado desde a escola maternal.
A excitação e os desafios enfrentados pelos empresários e executivos de marketing envolvem o desenvolvimento de novos produtos e reposicionamento dos existentes que aumentarão o apelo junto às novas gerações de consumidores. Muitas das marcas atualmente preferidas pela geração Y são irreconhecíveis para os baby boomers e para a geração X.
Adaptar-se a essas mudanças é a essência das empresas com um marketing de sucesso. Aquelas que fracassam nessa adaptação são superadas pela competição e pelo sentimento de indiferença do consumidor em relação aos seus produtos. As bem sucedidas rastreiam o ambiente em busca das mudanças nas necessidades do consumidor e, então, desenvolvem estratégias de marketing eficientes para proporcionar-lhes o que querem e por um preço que queiram pagar por isso. As apostas são altas.
Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores.
Enquanto grupo crescente, tem se tornado o público-alvo do consumo de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam atender esta nova geração de consumidores que se constitui um público exigente e ávido por inovações.
É o momento de conhecermos, então, a próxima geração – a "GERAÇÃO Y".
Mas quem é essa Geração Y.
Os membros da geração Y (também chamada de geração do milênio) são os descendentes dos baby boomers e nasceram entre 1974 e 1994.
Eles são jovens, espertos e ousados, ao mesmo tempo arrojados. Usam jeans mochilas e chinelos, no escritório ouvem iPods em suas mesas. Eles querem trabalhar, mas não querem que o trabalho seja sua vida. Esta é a geração Y. Uma força de milhões de pessoas que pela primeira vez estão entrando em suas profissões e tomando seu lugar no mercado de trabalho incrivelmente multigeracional.
Fiquem prontos, pois esta geração, cujos membros agora começam a atingir os 30 anos, é diferente daqueles que vieram antes deles.Esta geração esta entrando na força de trabalho em uma época marcada pela maior mudança demográfica de todos os tempos e as empresas estão com a sua força de trabalho envelhecendo. Pessoas com 50 anos, ou mais, de idade estão agora trabalhando ao lado de pessoas de pouco mais de 20 anos de idade, graduados por instituições conceituadas de ensino com mente fresca e arejada, e estão supervisionando trabalhadores que poderiam ser seus pais.
O impacto dessa geração no marketing e nos negócios é inegável. O simples tamanho dela inspira respeito. A geração Y é três vezes maior que a geração X e seu tamanho rivalizam com a geração baby boom. Claramente, ela difere de qualquer geração que os profissionais de marketing tenham conhecido antes. Em contraste com as gerações anteriores, a Y tem considerável responsabilidade financeira e esta fortemente envolvida nas compras familiares. Eles também entendem de Internet: muitos têm navegado desde a escola maternal.
A excitação e os desafios enfrentados pelos empresários e executivos de marketing envolvem o desenvolvimento de novos produtos e reposicionamento dos existentes que aumentarão o apelo junto às novas gerações de consumidores. Muitas das marcas atualmente preferidas pela geração Y são irreconhecíveis para os baby boomers e para a geração X.
Adaptar-se a essas mudanças é a essência das empresas com um marketing de sucesso. Aquelas que fracassam nessa adaptação são superadas pela competição e pelo sentimento de indiferença do consumidor em relação aos seus produtos. As bem sucedidas rastreiam o ambiente em busca das mudanças nas necessidades do consumidor e, então, desenvolvem estratégias de marketing eficientes para proporcionar-lhes o que querem e por um preço que queiram pagar por isso. As apostas são altas.
Uma de suas características atuais é a utilização de aparelhos de telefonia celular para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores.
Enquanto grupo crescente, tem se tornado o público-alvo do consumo de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentos visam atender esta nova geração de consumidores que se constitui um público exigente e ávido por inovações.
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