O press-release é toda a informação com interesse jornalístico que a empresa remete aos jornais e outros veículos para publicação gratuita. Ela será ou não publicada justamente em função desse interesse.
Muitos eventos extras podem ser considerados aproveitáveis para press-releases: a inauguração de uma unidade de negócio, abertura de uma nova filial ou de novas dependências, a doação de determinada importância para fins de caridade, uma venda expressiva feita a um órgão público, o lançamento de novos produtos ou modelos e muitos outros.
Press releases ou Comunicados de Imprensa, ou apenas releases são documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada do assessorado.
Geralmente, releases são usados para anúncios e lançamentos de novidades, que a empresa tem interesse em que virem notícia. Um release bem estruturado pode ser o mote para uma pauta.
O release deve conter informação jornalística com objetivo promocional para a empresa — ou seja, ser ao mesmo tempo de interesse jornalístico e institucional. Pode ser definido como o material informativo distribuído aos jornalistas para servir de pauta ou ser veiculado completa ou parcialmente, de maneira gratuita. É uma proposta de assunto, um roteiro, uma sugestão de pauta, mas do ângulo de quem o emite.
Os press releases sobre eventos devem antecipar todos os dados relativos, além de facilitar o acesso dos profissionais de imprensa (caso exija credenciamento prévio, por exemplo). Sobre produtos, devem conter informações específicas e objetivas. Em todos os casos, uma boa contextualização do fato anunciado ajuda a inserir melhor o conteúdo do comunicado na pauta do veículo (em jargão jornalístico, dar "gancho" a uma matéria).
Existe ainda o press release direcionado, que é enviado com exclusividade para um único veículo quando se pretende negociar uma relação mais próxima entre a empresa e um órgão específico da imprensa.
A popularização da internet facilitou o envio de comunicados por correio eletrônico (e-mail), fazendo aumentar o uso deste recurso. Um aspecto disto é que, como conseqüência, houve também um aumento da prática por jornalistas de publicar releases integralmente ou quase inalterado.
A facilidade maior ou menor de inserir um press-release também é proporcional ao seu relacionamento com a imprensa, do repórter aos diretores dos jornais.
Por isso, devem-se manter freqüentes contatos com esses profissionais. Convide sempre a imprensa para visitar a empresa. Mande fotos de todas as suas dependências e produtos e mantenha-os sempre atualizados e bem informados.
Outro caso em que aumenta a possibilidade de inserir press-releases gratuitos é nos jornais e/ou veículos onde você anuncia regularmente. Os diretores desses periódicos são mais flexíveis quando a matéria vem de um anunciante. Aproveite todas as oportunidades. E esteja sempre na mente do leitor.
Lembre-se que os veículos também precisam de informação e quando essa informação chega a eles e são veiculadas em forma de press release, transmite ao leitor maior credibilidade, pois ilustra a opinião do veiculo e não um simples anúncio de propaganda.
Muitos eventos extras podem ser considerados aproveitáveis para press-releases: a inauguração de uma unidade de negócio, abertura de uma nova filial ou de novas dependências, a doação de determinada importância para fins de caridade, uma venda expressiva feita a um órgão público, o lançamento de novos produtos ou modelos e muitos outros.
Press releases ou Comunicados de Imprensa, ou apenas releases são documentos divulgados por assessorias de imprensa para informar, anunciar, contestar, esclarecer ou responder à mídia sobre algum fato que envolva o assessorado, positivamente ou não. É, na prática, uma declaração pública oficial e documentada do assessorado.
Geralmente, releases são usados para anúncios e lançamentos de novidades, que a empresa tem interesse em que virem notícia. Um release bem estruturado pode ser o mote para uma pauta.
O release deve conter informação jornalística com objetivo promocional para a empresa — ou seja, ser ao mesmo tempo de interesse jornalístico e institucional. Pode ser definido como o material informativo distribuído aos jornalistas para servir de pauta ou ser veiculado completa ou parcialmente, de maneira gratuita. É uma proposta de assunto, um roteiro, uma sugestão de pauta, mas do ângulo de quem o emite.
Os press releases sobre eventos devem antecipar todos os dados relativos, além de facilitar o acesso dos profissionais de imprensa (caso exija credenciamento prévio, por exemplo). Sobre produtos, devem conter informações específicas e objetivas. Em todos os casos, uma boa contextualização do fato anunciado ajuda a inserir melhor o conteúdo do comunicado na pauta do veículo (em jargão jornalístico, dar "gancho" a uma matéria).
Existe ainda o press release direcionado, que é enviado com exclusividade para um único veículo quando se pretende negociar uma relação mais próxima entre a empresa e um órgão específico da imprensa.
A popularização da internet facilitou o envio de comunicados por correio eletrônico (e-mail), fazendo aumentar o uso deste recurso. Um aspecto disto é que, como conseqüência, houve também um aumento da prática por jornalistas de publicar releases integralmente ou quase inalterado.
A facilidade maior ou menor de inserir um press-release também é proporcional ao seu relacionamento com a imprensa, do repórter aos diretores dos jornais.
Por isso, devem-se manter freqüentes contatos com esses profissionais. Convide sempre a imprensa para visitar a empresa. Mande fotos de todas as suas dependências e produtos e mantenha-os sempre atualizados e bem informados.
Outro caso em que aumenta a possibilidade de inserir press-releases gratuitos é nos jornais e/ou veículos onde você anuncia regularmente. Os diretores desses periódicos são mais flexíveis quando a matéria vem de um anunciante. Aproveite todas as oportunidades. E esteja sempre na mente do leitor.
Lembre-se que os veículos também precisam de informação e quando essa informação chega a eles e são veiculadas em forma de press release, transmite ao leitor maior credibilidade, pois ilustra a opinião do veiculo e não um simples anúncio de propaganda.
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