segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Marketing - Quando optar em crescer através do sistema de franquias.

Estudiosos dos processos de gestão institucional se debruçam sobre as possíveis razões porque algumas instituições crescem e outras não. O contexto nacional e setorial, bem como a trajetória de aprendizagem da organização constitui limites e possibilidades para seu processo de crescimento. Não há receitas mágicas ou um único caminho para o sucesso.
A reposta que ansiosamente procuramos, não está, na maioria das vezes, em livros e palestras, ou seja, nos aspectos tangíveis e técnicos. Baseando em estatísticas elaboradas após anos de pesquisas, chegou-se a conclusões surpreendentes. A pesquisa desmente alguns mitos e preconceitos enraizados e apresenta princípios de crescimento que comprovadamente funcionam nos cinco continentes: O Sistema de Franchising.
O primeiro passo que se deve avaliar para tornar-se um franqueador é avaliar se o seu negócio é lucrativo e dá dinheiro, se é realmente bem-sucedido. Sem isso, dificilmente alguém vai se interessar em representar a sua empresa e seu negócio num território inexplorado. Segundo especialistas da área de franchising, o empreendedor não pode cair na tentação de criar uma rede apenas para procurar resolver os problemas de um negócio fracassado. Além do mais deve-se ter algo diferente para oferecer, histórias de redes de sucesso mostram que elas cresceram porque ofereceram aos franqueados uma oportunidade que não havia no mercado, algo realmente diferente aos olhos do consumidor. Isso é o que conta.

* FRANQUEADOR

Existe um momento na história da empresa que ela sente necessidade de reforçar seu mercado de atuação e conquistar novos espaços. Neste momento as empresas têm, basicamente, duas opções: crescer através da abertura de filiais ou crescer via a concessão de franquias.
O conceito de franqueador muitas vezes é apresentado como aquele que concede o direito de utilização de sua marca, ou mesmo da exploração de seus produtos e/ou serviços. Contudo, este conceito mostra-se incompleto quando observamos o funcionamento de um sistema de franquia de negócio formatado. À luz desta filosofia podemos enfatizar a importância da formatação de todos os procedimentos e do repasse deste know-how aos franqueados, possibilitando-lhes maiores chances de sucesso.
Assim sendo, entende-se como franqueador a empresa que, em busca de expansão de seu negócio, repassa seu know-how a terceiros, através de treinamentos e manuais operacionais, tendo um contrato de franquia como instrumento legalizador desta relação, e a cobrança de taxas como remuneração.

* FRANQUEADO

Tamanho é o espírito empreendedor do brasileiro que, em recente pesquisa promovida, verificou-se que o desejo maior da população economicamente ativa, não é mais ter sua casa própria, mas sim seu próprio negócio. Nesta estrada muitos se aventuram e muitos são os fracassos. Depois de muitas tentativas percebe-se que alguma coisa não funcionou. São muitos riscos; um mercado extremamente competitivo e algumas vezes falta de experiência. Nestas horas seria extremamente valioso poder contar com experiência de quem já conhece o mercado e que muito lutou e conseguiu firmar um nome e um conceito como sinônimo de qualidade.
Ser franqueado é poder contar, desde a análise até a montagem de seu negócio, com o apoio de uma empresa que conhece exatamente o que é preciso para chegar ao sucesso (poupando dispêndios causados principalmente por inexperiência), além do fato de já iniciar suas atividades utilizando uma marca e um conceito de negócio já testado e cuja aceitação é garantida. Para tanto, o franqueado deve pagar uma taxa, conhecida como taxa inicial de franquia, que tem a função de remunerar a empresa franqueadora pelo repasse de know-how, além de todo o apoio proporcionado. Esta taxa também tem a função de remunerar a utilização, pelo franqueado, da(s) marca(s) de propriedade da empresa.
Sumarizando o franchising pode ser uma ótima maneira de expandir o seu negócio e conquistar novos mercados com inúmeros exemplos que conhecemos.

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