Escolher uma política de expansão de mercado envolve a alocação de esforços entre vários mercados. As principais alternativas incluem uma estratégia de concentração que tem o foco em um pequeno número de mercados ou uma estratégia de diversificação que é caracterizada pelo crescimento em um número relativamente grande de mercados. A decisão de concentrar ou diversificar é dirigida por fatores de mercado (por exemplo, o crescimento do mercado, a estabilidade das vendas, a dianteira competitiva e a extensão das restrições), fatores relacionados ao composto de mercado (isto é, a extensão na qual o mesmo composto pode ser usado através de fronteiras) e fatores empresariais (por exemplo, os recursos disponíveis e o nível de controle que a empresa quer exercer sobre as operações locais)
Tanto a concentração como a diversificação são aplicáveis a segmentos de mercado ou a mercados de massa, dependendo do comprometimento de recursos da empresa. Uma opção é a estratégia de concentração dual na qual os esforços estão concentrados em um segmento específico em um número limitado de países. Outra é a estratégia de diversificação dual na qual está a entrada para a maior parte dos segmentos da maioria dos mercados disponíveis. A primeira é a mais provável para pequenas empresas ou aquela que comercializam produtos especializados para mercados claramente definidos, como barcos e lanchas oceânicas. A segunda é típica para as grandes empresas de bens de consumo que têm recursos suficientes para uma ampla cobertura.
Estratégia de concentração é a estratégia de desenvolvimento de mercado que envolve forçar-se em um número menor de mercados - aquela em que a organização foca uma única linha de negócios.
• Ponto positivo - obtém vantagem competitiva (conhecimento especializado e eficiente)
• Ponto negativo – falta de opção de negócio caso perca mercado (redução do mercado ou
Tanto a concentração como a diversificação são aplicáveis a segmentos de mercado ou a mercados de massa, dependendo do comprometimento de recursos da empresa. Uma opção é a estratégia de concentração dual na qual os esforços estão concentrados em um segmento específico em um número limitado de países. Outra é a estratégia de diversificação dual na qual está a entrada para a maior parte dos segmentos da maioria dos mercados disponíveis. A primeira é a mais provável para pequenas empresas ou aquela que comercializam produtos especializados para mercados claramente definidos, como barcos e lanchas oceânicas. A segunda é típica para as grandes empresas de bens de consumo que têm recursos suficientes para uma ampla cobertura.
Estratégia de concentração é a estratégia de desenvolvimento de mercado que envolve forçar-se em um número menor de mercados - aquela em que a organização foca uma única linha de negócios.
• Ponto positivo - obtém vantagem competitiva (conhecimento especializado e eficiente)
• Ponto negativo – falta de opção de negócio caso perca mercado (redução do mercado ou
entrada de novos concorrentes)
Estratégia de diversificação é a estratégia de desenvolvimento de mercado, que envolve a expansão para um número relativamente maior de mercados, busca também, crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócio e pode ser:
• Diversificação relacionada ou concentrada
Utilizada quando a organização pode se tornar mais eficiente ou provocar um impacto maior no
Estratégia de diversificação é a estratégia de desenvolvimento de mercado, que envolve a expansão para um número relativamente maior de mercados, busca também, crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócio e pode ser:
• Diversificação relacionada ou concentrada
Utilizada quando a organização pode se tornar mais eficiente ou provocar um impacto maior no
mercado usando recursos compartilhados;
• Diversificação não concentrada ou conglomerada
Utilizada quando a empresa adquirida possui uma linha de negócios completamente diferente
• Diversificação não concentrada ou conglomerada
Utilizada quando a empresa adquirida possui uma linha de negócios completamente diferente
da compradora
Vale lembrar que o executivo de marketing deve ter como objetivo implementar uma estratégia de marketing, e colocar a organização numa posição de integração horizontal ou vertical, de acordo com seu planejamento estratégico.
Vale lembrar que o executivo de marketing deve ter como objetivo implementar uma estratégia de marketing, e colocar a organização numa posição de integração horizontal ou vertical, de acordo com seu planejamento estratégico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário