segunda-feira, 11 de abril de 2011

Marketing – Plano de Negócio - O Começo Certo para seu Empreendimento.

“Plano de Negócio” (do inglês Business Plan), também chamado "Plano Empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. O “Plano de Negócio” do seu empreendimento equivale a um projeto de sua empresa, no qual cada uma das questões anteriores será esmiuçada, estudada, compreendida e dominada para que você seja hábil o suficiente para tomar decisões acertadas como empresário e empreendedor. Um “Plano de Negócio” pode ser entendido, então, como um conjunto de respostas que definem os produtos e os serviços que serão oferecidos, o formato mais adequado, o modelo de operação que viabilize a disponibilização destes produtos e serviços, o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pelo “negócio” deverão possuir e desenvolver. Quantas perguntas, quantas dúvidas aparecem no projeto de sua empresa. E isto é apenas uma amostra. Com certeza, ao se aprofundar no estudo das características do negócio, muitas outras questões surgirão. Elaborar um “Plano de Negócio” é o passo mais importante que você pode dar. Existem no mercado, muitos livros, cursos e palestras que ensinam como elaborar um “Plano de Negócio”. Mas, seja qual for o caminho que resolver trilhar para montar seu plano de negócio, o resultado precisa ser o mesmo, isto é, você deverá ter respostas convincentes para as questões impostas pelo negócio. Algumas das respostas serão em forma de estratégias, planos de ação, métodos de trabalho, outras serão conclusões numéricas que medirão o efeito de cada decisão que você tomar para a formatação de sua empresa. Entre todas as questões que você se dedicar a esclarecer, atenção especial deve ser dada as seguintes: Gastos (investimento inicial, custos e despesas), Preço de venda, Ponto de equilíbrio, Margem de Contribuição, e finalmente, Retorno do investimento Estas questões são decisivamente importantes, pois elas refletirão as conseqüências do conjunto de respostas que obtiver para todas as questões que identificar. Pois todas as decisões que tomar na formação da empresa terá impacto direto no volume de vendas, ou no volume de gastos ou no preço, e principalmente na lucratividade da empresa e na rentabilidade do seu investimento. Isto é, quanto de lucro você obterá na realização de vendas e quanto, finalmente, você poderá obter de volta da empresa como pagamento do investimento que fará, ao montar o seu negócio. Entenda, então, que a análise destes pontos é a forma direta de avaliar todas as respostas de todas as demais questões, e de projetar a viabilidade do empreendimento. Desde que o empreendedor comece a anotar o turbilhão de ideias que surgem na sua mente, torna-se mais fácil explicar e ilustrar os conceitos que vão desde os pilares até aos pormenores do negócio. Ao mesmo tempo que é mais fácil encontrar erros de raciocínio e de previsão, assim, fica mais acessível a correção dos eventuals problemas e desvios. Uma das soluções para manter o “Plano de Negócio” atualizado consiste em monitorizá-lo constantemente, já que muitas empresas brasileiras limitam-se a atualiza-lo anualmente.

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