Para um negócio ser extremamente rentável, o essencial pode ser resumido em vender e lucrar. E isto depende da existência de interessados em comprar. Ou seja, clientes. Existem pessoas interessadas em comprar seus produtos ou serviço. Mas onde estão estas pessoas?
O desafio, agora, é fazer com que as pessoas que já compram, ou que nunca compraram, passem a considerar como opção os seus produtos ou serviços, e até mesmo sua organização. Ao iniciar um negócio, antes de montá-lo é necessário saber o que fazer para que as pessoas sejam atraídas para os seus produtos ou serviços. Aí cabe a pergunta: O que devo fazer para que comprem da minha empresa? A expressão que se usa para isto é Estratégia de Marketing. É preciso ter a uma. Não se poderá escapar desta missão que tem para com sua empresa, ou seja, definir, aplicar, melhorar e evoluir uma Estratégia de Marketing.
• O que você fará para informar aos interessados no mercado sobre seus
produtos e serviços que sua empresa produz?
• O que você fará para despertar a atenção e o interesse deles?
• O que você fará para que um número suficiente destes clientes o conheça?
• O que você fará para que um número suficiente de clientes deixe de
comprar da concorrência? Ou deixe de considerar somente seus
concorrentes, isto é, que usem também a sua empresa, seus produtos e
serviços?
Não será exagero dizer que nestas respostas está o segredo do sucesso do negócio. Este segredo será desvendado aos poucos, na medida em que você obtiver conhecimentos e desenvoltura no manejo do negócio. Arrisca-se dizer que seus futuros clientes querem vantagem. Optarão por seus produtos, serviços e sua empresa, se obtiverem maiores vantagens. Descobrir estas vantagens é fruto de percepção, de sensibilidade para com o mercado. Mas o que são vantagens? Geralmente, são pequenos detalhes.
• Comodidade – quando dá prazer ao cliente freqüentar sua empresa.
• Bom atendimento – o cliente fica sempre satisfeito mesmo quando sua
empresa não dispõe do que ele deseja.
• Interesse em satisfazer, resolver – O cliente é sempre ouvido e suas opiniões
consideradas.
• Diferenciação – o cliente percebe algo de especial no seu atendimento e da
empresa.
• Personalização – a idéia de que este cliente é especial.
• Confiança e credibilidade – A satisfação do cliente é mais importante do que a
venda.
• Serviços adicionais – na prática o que se entrega é satisfação, não somente
produtos ou serviços pelos quais o cliente paga.
• Valorização do cliente, respeito e seriedade – os direitos do cliente você
reconhece em todos os detalhes de sua operação.
• Flexibilidade e adaptabilidade – de algum jeito, deve satisfazer.
• Inovação – sua empresa é atualizada, esta imagem tem de ser constante.
• Garantias – para o cliente ter certeza e confiar em que não terá prejuízos.
Há também aquelas “vantagens” tradicionais que muitos pensam que são decisivas, mas não são, depende de como você as utiliza:
• Preço – nem sempre menor preço significa capacidade de atração de clientes.
• Variedade – nem sempre investir em variedade de equipamentos, serviços e
produtos é atrativo.
A questão decisiva é, portanto, em tempo de elaboração do seu “Planejamento Estratégico de Marketing”:
• O que você fará para atrair clientes?
• O que você fará para tirar clientes de seus concorrentes?
• O que você fará para compartilhar clientes com seus concorrentes?
Não se deve, de maneira nenhuma, imaginar que basta “abrir o negócio” que os clientes virão. Não virão! É necessário ir buscá-los, mais ainda conquistá-los. Cada empresa descobre um jeito. Este é outro desafio. A meta a ser alcançada.
O desafio, agora, é fazer com que as pessoas que já compram, ou que nunca compraram, passem a considerar como opção os seus produtos ou serviços, e até mesmo sua organização. Ao iniciar um negócio, antes de montá-lo é necessário saber o que fazer para que as pessoas sejam atraídas para os seus produtos ou serviços. Aí cabe a pergunta: O que devo fazer para que comprem da minha empresa? A expressão que se usa para isto é Estratégia de Marketing. É preciso ter a uma. Não se poderá escapar desta missão que tem para com sua empresa, ou seja, definir, aplicar, melhorar e evoluir uma Estratégia de Marketing.
• O que você fará para informar aos interessados no mercado sobre seus
produtos e serviços que sua empresa produz?
• O que você fará para despertar a atenção e o interesse deles?
• O que você fará para que um número suficiente destes clientes o conheça?
• O que você fará para que um número suficiente de clientes deixe de
comprar da concorrência? Ou deixe de considerar somente seus
concorrentes, isto é, que usem também a sua empresa, seus produtos e
serviços?
Não será exagero dizer que nestas respostas está o segredo do sucesso do negócio. Este segredo será desvendado aos poucos, na medida em que você obtiver conhecimentos e desenvoltura no manejo do negócio. Arrisca-se dizer que seus futuros clientes querem vantagem. Optarão por seus produtos, serviços e sua empresa, se obtiverem maiores vantagens. Descobrir estas vantagens é fruto de percepção, de sensibilidade para com o mercado. Mas o que são vantagens? Geralmente, são pequenos detalhes.
• Comodidade – quando dá prazer ao cliente freqüentar sua empresa.
• Bom atendimento – o cliente fica sempre satisfeito mesmo quando sua
empresa não dispõe do que ele deseja.
• Interesse em satisfazer, resolver – O cliente é sempre ouvido e suas opiniões
consideradas.
• Diferenciação – o cliente percebe algo de especial no seu atendimento e da
empresa.
• Personalização – a idéia de que este cliente é especial.
• Confiança e credibilidade – A satisfação do cliente é mais importante do que a
venda.
• Serviços adicionais – na prática o que se entrega é satisfação, não somente
produtos ou serviços pelos quais o cliente paga.
• Valorização do cliente, respeito e seriedade – os direitos do cliente você
reconhece em todos os detalhes de sua operação.
• Flexibilidade e adaptabilidade – de algum jeito, deve satisfazer.
• Inovação – sua empresa é atualizada, esta imagem tem de ser constante.
• Garantias – para o cliente ter certeza e confiar em que não terá prejuízos.
Há também aquelas “vantagens” tradicionais que muitos pensam que são decisivas, mas não são, depende de como você as utiliza:
• Preço – nem sempre menor preço significa capacidade de atração de clientes.
• Variedade – nem sempre investir em variedade de equipamentos, serviços e
produtos é atrativo.
A questão decisiva é, portanto, em tempo de elaboração do seu “Planejamento Estratégico de Marketing”:
• O que você fará para atrair clientes?
• O que você fará para tirar clientes de seus concorrentes?
• O que você fará para compartilhar clientes com seus concorrentes?
Não se deve, de maneira nenhuma, imaginar que basta “abrir o negócio” que os clientes virão. Não virão! É necessário ir buscá-los, mais ainda conquistá-los. Cada empresa descobre um jeito. Este é outro desafio. A meta a ser alcançada.
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