terça-feira, 10 de maio de 2011

Marketing – Decisões de Produto.

Os produtos são a essência de qualquer organização. Sejam bens, serviços, pessoas, lugares ou idéias, as organizações precisam de um produto para oferecer. Em geral, é oferecido aos clientes um pacote de atributos que pode incluir o próprio produto, a sua embalagem e o nome da marca, o serviço que apóia o desempenho do produto, a prontidão, as relações afetivas e corteses com a clientela, uma garantia adequada e assim por diante.
Em outras palavras, podemos dizer que produtos é o conjunto de atributos, funções e benefícios que os clientes compram. Primeiramente, eles podem consistir de atributos tangíveis (físicos) ou intangíveis, como aqueles associados com serviços, ou uma combinação de tangíveis e intangíveis.
Em geral, os produtos podem ser classificados como de consumo e industrial, dependendo de quem é o comprador e com que propósito o produto está sendo comprado. Se um produto é comprado por um consumidor para seu uso doméstico é classificado como produto de consumo. Eles são classificados em categorias baseadas em como o consumidor vê e adquire o produto. Há quatro categorias de produtos de consumo, ou seja:
*Produtos de Conveniência: Geralmente, um produto de conveniência é um item barato que os consumidores compram com pouco esforço. Os exemplos incluem sabonetes, creme dental, shampoo e uma variedade de outros produtos que são usados com freqüência. Os clientes gastam pouco tempo comprando produtos de conveniência. Como resultado, eles são amplamente distribuídos para uma diversidade de distribuidores.
* Produtos de Compra Comparada: Os produtos de compra comparada são mais caros que os de conveniência e a decisão são mais importantes. O cliente gasta mais tempo procurando informações antes de selecionar uma marca particular e compara preços e benefícios entre as marcas que oferecem características e atributos semelhantes. Os exemplos incluem utensílios, móveis, perfumes, roupas, entre outros.
* Produtos de Especialidade: Às vezes, os consumidores desejam uma marca particular em uma categoria de produtos e querem investir muito tempo para adquirir aquela marca particular. Os substitutos não são uma opção. O consumidor envolve-se profundamente com sua compra e, com freqüência , o produto reflete a personalidade ou a auto-imagem. Um relógio Rolex é um exemplo clássico.
* Produtos Não Procurados: Um produto desconhecido para o comprador ou aquele que é conhecido, mas não é ativamente procurado é um produto não procurado. Os consumidores não procuram esses produtos até que tomem consciência ou necessitem deles. Exemplos: serviços médicos, seguros. Com freqüência, são necessárias vendas personalizadas para comercializar com sucesso esses produtos.
Já os produtos comprados por organizações para serem usados na produção de outros produtos ou operação de seus negócios, são classificados como industriais. Esses produtos são classificados em cinco categorias baseadas em como eles serão utilizados.
* Instalações: Os produtos categorizados como instalações são bens de capital. Geralmente as instalações são customizadas, caras e adquiridas eventualmente. Produtos como prédios, maquinários e grandes sistemas de computadores e, outros itens que compõe o negócio, são considerados instalações. Geralmente, o processo de venda é mais longo, complexo e desafiador do que para todos os outros tipos de produtos industriais.
* Acessórios: Os produtos que tem duração menor que as instalações são classificados como acessórios. Geralmente, esses são produtos padronizados que são adquiridos mais freqüentemente que instalações. Os exemplos incluem aparelhos de fax, impressoras, copiadoras, etc.
* Matérias Primas: As matérias primas são produtos não processados que se tornam parte dos produtos finalizados de uma empresa. São tantos os exemplos, mas podemos citar, produtos de granja, leite, ovos, milho, trigo e açúcar processado, são considerados matérias prima.
* Materiais e Partes Componentes: São produtos que já foram processados ou necessitam de pouco processamento para estar pronto e ser incluídos ao produto acabado. Como exemplo, pneus, vidros e carpetes usados na fabricação de automóveis novos.
* Suprimentos: Produtos que são utilizados na sustentação das operações dos negócios, mas não são parte do produto acabado são considerados suprimento. Estes produtos são padronizados, adquiridos com freqüência e considerados baratos, em comparação aos outros itens. Os exemplos incluem material de escritório, limpeza e outros.
Como visto, as variaveis envolvidas no “produto” são muitas. Contudo existem três pontos chaves que são de inegável importância em qualquer oferta: qualidade, apresentação e marca

Nenhum comentário: