segunda-feira, 20 de junho de 2011

Marketing – Mensagens Publicitárias Criativas.

Os anunciantes usam uma vasta gama de técnicas para apresentar suas marcas à luz mais favorável e persuadir os clientes a pensar em comprá-las. Entre as técnicas mais usadas estão: anúncios informativos (como os de automóveis nas páginas de classificados de um jornal), cenas de humor, apelo sexual, endossos de celebridades e apelos emocionais.
As técnicas para anunciar produtos de forma persuasiva são limitadas somente pela criatividade e pelo talento dos anunciantes. Entrar em detalhes a respeito destas e outra técnicas publicitária está além do escopo desse texto. Em vez disso, fazemos uma pergunta direta: O que torna um anúncio bom ou eficaz? Embora não seja pratico fornecer uma definição singular e que envolva tudo do que consiste uma publicidade eficaz, faz sentido falar a respeito de características gerais. No mínimo, a publicidade boa ou eficaz satisfaz as seguintes considerações:
*Provém de uma estratégia de marketing correta. A publicidade só pode ser eficaz se for compatível com outros elementos de uma estratégia de comunicação de marketing integrada e bem-orquestrada.
*Assume a visão do consumidor. Os consumidores compram benefícios de produtos, não atributos. Portanto, a publicidade deve ser redigida de uma maneira que se relacione com as necessidades, os desejos e valores do consumidor e não estritamente em termos de necessidades e desejos do anunciante.
*É persuasiva. A persuasão normalmente ocorre quando existe um benefício para o cliente e não apenas para o anunciante.
*Encontra uma maneira única de superar o ruído gerado pelo embate competitivo. Os anunciantes estão continuamente competindo pela atenção do consumidor. Isso não é fácil, levando-se em conta o enorme número de anúncios impressos, comerciais de rádio e TV e outras fontes de informações diariamente à disposição dos consumidores. Na verdade, a situação da publicidade na televisão foi caracterizada sarcasticamente como “papel de parede audiovisual”, significando que os consumidores prestam tanta atenção aos comerciais quanto aos detalhes em seus papéis de parede algum tempo depois destes terem sido aplicados.
*Nunca promete mais do que pode entregar. Esse ponto fala por si, tanto em termos de ética quanto em termos de bom senso em negócios. Os consumidores aprendem depressa quando foram iludidos e se ressentem disso.
*Evita que a idéia criativa subjugue a estratégia. A finalidade da publicidade é persuadir e influenciar, não ser atraente só por ser atraente ou conter humor só por humor. Por exemplo, o uso ineficaz do humor resulta nas pessoas se lembrando do humor, mas esquecendo a mensagem de venda,
A publicidade eficaz costuma ser criativa. Isto é, ela se diferencia da massa de anúncios medíocres; ela é, de certa forma, diferente e fora do comum. A publicidade que é igual à maior parte das outras é incapaz de atravessar a batalha competitiva e não chama a atenção do consumidor. É mais fácil dar exemplos de publicidade criativa do que defini-la exatamente.


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